62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DO RIACHO DAS QUINTAS - NATAL/RN
Luis Felipe da Costa Medeiros 1
Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho 1
1. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - UFRN
INTRODUÇÃO:
É fato de que no decorrer da evolução das cidades e seu processo de urbanização os rios e córregos urbanos passaram por diversas modificações. Com a ocupação urbana desordenada, muitos rios foram impermeabilizados o que gerou o aumento na vazão desses cursos d'água. Cada vez mais a urbanização vem ocupando áreas de proteção causando prejuízos para o manancial e principalmente para a própria população. Ao ocupar essas áreas a população está estreitando áreas naturais de escoamento das águas em épocas chuvas, o que vem ocasionando o risco maior às enchentes. Nesses processos emergentes de urbanização, as administrações públicas poucas vezes dão a importância necessária a essas áreas de interesse sócio-ambiental. Verificando-se assim, como já foi dito, a ocupação de faixas marginais de proteção. Nessa monografia o que pretendemos estudar é justamente partindo desse ponto do mal planejamento. Para isso procuramos realizar um estudo que aborde as características Geoambientais da área, onde incluem as questões físico-ambientais e socioeconômicas. A partir daí é possível se traçar um perfil sobre o riacho das Quintas, bem como a influência da urbanização do loteamento Novo Horizonte sobre este manancial.
METODOLOGIA:
Para este trabalho foi realizada descritiva bibliográfica sob temas relacionados com geomorfologia fluvial, planejamento urbano-ambiental e caracterização geoambiental. Para a obtenção de alguns dados informativos, sobre os bairros circunvizinhos se fez necessário consulta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbanismo. Algumas informações relativas à execução da obra de canalização foram obtidas através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, no Setor de Galerias e Lagoas. Foi realizado um levantamento do uso e ocupação do solo nas margens através de fotografias aéreas do ano 2006 e relatório técnico da CAERN 2005. A aplicação de questionários e entrevistas com moradores do entorno do rio, sobretudo com os moradores mais antigos, foi fundamental para o conhecimento de como se portava o Riacho antes das obras realizadas. Através dessas questões foi possível traçar um perfil dos moradores da região, identificando como a comunidade tem se manifestado diante desses problemas ambientais pelos quais passa o rio. Por fim, após as análises previstas na metodologia desse trabalho inserimos a visão geográfica, para que o processo de uso e ocupação do solo na região do riacho das Quintas se dê de maneira socialmente justa e que sirva de modelo para outros meios de ocupação.
RESULTADOS:
A canalização do riacho feita para conter as enchentes que eram constantes durante os meses chuvosos, ou seja, de março a junho. No entanto, a maré alta associada às fortes precipitações, ainda fazem transbordar as águas do riacho das Quintas, em alguns trechos do canal A distribuição espacial é realizada por aglomerados de famílias que foram ocupando o espaço ao longo das últimas décadas. Estas se distribuem em pequenas casas ou ainda em cômodos localizados às margens do canal. Essas casas levam risco direto ao riacho, quando jogam seus esgotos in natura no curso d'água. essas águas poluídas por dejetos transbordam e invadem essas casas levando consigo além de toda sujeiras, doenças de veiculação hídrica. Ao longo de todo o canal é possível identificar afloramentos do aqüífero. Daí sua importância. Por desconhecimento da população esses afloramentos muitas vezes são "descaracterizados" pelo próprio homem que constrói em cima deles, sem saber, que isso trará um grande problema pra a estrutura dessas construções. Devido a sua pequena extensão chega-se a pensar que o riacho não possui grande importância para a drenagem da cidade, mas os estudos mostram o contrário. Ele é exutório do bombeamento de alguns sistemas de bacias fechadas (lagoas) da cidade.
CONCLUSÃO:
Após a realização deste trabalho verificou-se a importância do manancial do riacho das Quintas para a cidade do Natal. Deve-se realizar um trabalho forte de educação ambiental com os moradores da região mostrando a importância de não se poluir e conservar o ambiente. A presença de olheiros na região mostra a boa qualidade do aqüífero, o que seria uma boa recarga de água para a cidade. Para usá-la a população deveria ter a consciência de não poluir e nem descaracterizar essas nascentes. Isso mostra a educação como plano de fundo do problema, necessita-se de um trabalho intenso de educação ambiental com os moradores, principalmente com os mais novos. Estudos mostram que as crianças ensinam aos pais as lições que aprendem na escola, ou seja, elas poderiam repassar esse conhecimento e consciência ambiental em casa para seus familiares. Se a situação continuar como está, sem planejamento algum, daqui a alguns anos o riacho tenderá a desaparecer em virtude de mações mal planejadas do próprio homem.
Palavras-chave: Caracterização geoambiental, Riacho das Quintas, Urbanização em áreas de manancial.