62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM SUCATA
Leonardo Dantas Leandro 1
1. Colégio Estadual Antônio Prado Júnior / CEAPJ
INTRODUÇÃO:

A simples menção da palavra Química já desperta sentimentos negativos em grande parte das pessoas. Muitos se queixam dos conteúdos abstratos e detalhados da disciplina, não relacionando o conteúdo estudado com a sua realidade de vida. Algumas demonstrações práticas simples e com materiais de baixo custo podem reverter este senso comum. A atividade denominada "Construção de modelos simples de ligações químicas com materiais de sucata" foi realizada durante o ano de 2009, nas aulas de Química, para alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A idéia de construir moléculas e ligações químicas com materiais de sucata partiu da motivação dos alunos que desejavam entender mais sobre o tema e explorar o laboratório da escola. Esta atividade está de acordo com a nova proposta do Programa de Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação. A Química pode e deve sempre ser explorada nos inúmeros aspectos do cotidiano.

METODOLOGIA:

A atividade foi proposta para três turmas de alunos do 1º ano do Ensino Médio do turno da noite. Os alunos tinham idades entre 16 e 60 anos. Após o conteúdo teórico em sala de aula, os alunos foram estimulados a produzir moléculas químicas e suas ligações com materiais que eles pudessem encontrar em suas casas. Materiais que não precisassem ser comprados, como garrafas vazias, tampinhas, caixas de leite, folhas usadas etc. Foram exploradas as ligações iônicas e covalentes e a natureza dos seus átomos constituintes, identificando metais e ametais do cotidiano dos alunos. Como base de pesquisa foi utilizado o livro didático distribuído pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro: Química Geral, do autor Ricardo Feltre. Outros livros também foram consultados pelos alunos na biblioteca, além de pesquisas na internet. Não houve limite para a criatividade dos alunos e pequenos erros foram corrigidos após a entrega dos modelos. Quatro alunos com necessidades educativas especiais relativas a audição foram também orientados pela professora intérprete de libras que trabalhou em conjunto com o professor regente. Os modelos produzidos ficaram em exposição no laboratório de Ciências da escola.

RESULTADOS:

Grande parte dos alunos que participaram da atividade demonstrou satisfação de poderem produzir modelos de moléculas químicas e suas ligações. Diversos materiais foram utilizados e cada aluno pode transformar seu conhecimento teórico em um modelo único, baseado na sua criatividade e motivação. Alguns alunos foram além do que foi pedido, construindo pequenas maquetes com assuntos paralelos ao tópico de ligações químicas. Destacam-se também os trabalhos dos alunos surdos que entregaram seus modelos e participaram efetivamente da proposta. Muitos alunos sugeriram ainda outras idéias de práticas que poderiam ser feitas no laboratório ou na própria sala de aula. Esta atividade também pode ser aplicada em outros níveis de ensino, como o ensino fundamental e até o infantil. Tudo depende da abordagem e da interação professor-aluno.

CONCLUSÃO:

A prática motivou os alunos e permitiu que todos tivessem a oportunidade de explorar um assunto que normalmente é dado apenas teoricamente. A atividade realizada possibilitou a idéia de que conteúdos de Química podem ser mais interessantes com diferentes abordagens, além da proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A manipulação e a produção de modelos de moléculas químicas é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem. Com poucos materiais de baixo custo pode-se montar uma pequena exposição dos experimentos. Com a motivação de professores e gestores esta exposição pode motivar outras ações dentro das escolas, como produção de substâncias para educação ambiental e projetos sociais.

Instituição de Fomento: Secretaria Estadual de Educação - Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ligações Químicas, Materiais de sucata.