62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A CULTURA INOVATIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE A INCUBADORA CELTA, EM FLORIANÓPOLIS, SC |
Gabriela Dias Blanco 1 Sonia Maria Karam Guimarães 1, 2 |
1. Depto. Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS 2. Profa. Dra/Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
O estudo insere-se no debate sobre a nova configuração das economias mundiais, para as quais o desenvolvimento de inovações tecnológicas adquire forte relevância para a sua sustentação e competitividade. O objeto de investigação é o surgimento de inovações tecnológicas entre empresas incubadas e a unidade de análise é o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Inovadoras (CELTA) da cidade de Florianópolis. Como pressuposto teórico tem-se que a cultura de inovação constitui-se como um fator relevante para a capacidade regional de inovação, conformando-se a partir de três dimensões principais, quais sejam, capacidade criativa, comunidades de conhecimento e governança regional. O objetivo geral é investigar as condições que permitiram o surgimento de inovações tecnológicas entre as empresas da incubadora CELTA, tendo como hipótese principal a de que a constituição de uma cultura de inovação entre os atores envolvidos no empreendimento tenderia a explicar o surgimento dessas inovações. |
METODOLOGIA: |
Para a realização do estudo, adota-se metodologia qualitativa, realizando-se sete entrevistas semi-estruturadas, no período de julho a agosto de 2009, das quais uma foi com o gerente da incubadora CELTA; cinco com sócios de empresas graduadas pela incubadora e que foram consideradas cases no quesito inovação tecnológica, e uma com o representante da Fundação Certi (Centro de Referência |
RESULTADOS: |
Há a indicação de que a incubadora CELTA se insere em um projeto de transformação do ensino acadêmico brasileiro, tendo como referência o modelo europeu de interação universidade-empresa. Esse projeto foi desenvolvido em Florianópolis por um grupo de docentes oriundos de outros estados do país, que encontraram na região a junção entre atrativos de ordem ambiental e a possibilidade de uma maior autonomia acadêmica. Assim, o processo de criação e consolidação de empresas de base tecnológica foi fortemente impulsionado pela UFSC e sua Fundação Certi, sendo essa ligação percebida na análise das empresas selecionadas. Sobre estas, salienta-se que: 1. Possuem uma origem acadêmica, sendo a participação de seus sócios em pesquisas acadêmicas a motivação para suas criações; 2. Desenvolveram suas inovações a partir de interações com a Universidade (tanto formais, como informais e de recursos humanos) e com as demais empresas incubadas (tanto formais como informais); 3. Obtiveram com o processo de incubação ganhos de tipo gerencial, econômico e de networking - referindo-se este último às próprias interações estabelecidas com as demais empresas incubadas, e 4. Tiveram como principal custo do período de incubação um baixo ou equivocado apoio na gestão da empresa e na sua inserção no mercado. |
CONCLUSÃO: |
Pode-se dizer que a atuação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto ao setor empresarial promoveu o surgimento de uma capacidade criativa na região de Florianópolis, desviando-se do modelo universitário ancorado no papel de formação de recursos humanos para ligar-se ao de fomentadora da criação de empresas. Indica-se também que com a criação da Universidade há o aparecimento das outras dimensões que compõem o conceito aqui adotado de cultura de inovação. O engajamento e atuação voluntários dos docentes que foram atraídos para a instituição teriam configurado uma comunidade de conhecimento, que através da ênfase conferida às atividades de P&D, promoveu a superação, entre as empresas que se constituíram no ambiente, da simples imitação tecnológica reprodutiva característica do período de substituição de importações no país. Por fim, a constituição de uma rede de instituições mostrou-se como um indicativo da presença de uma governança regional, ainda que déficits na intermediação entre empresas e mercado e a dificuldade em alguns momentos de diferenciação por parte dos entrevistados entre sua atuação enquanto acadêmicos e empresários apontem a necessidade de fortalecimento dessas redes. |
Instituição de Fomento: CNPq |
Palavras-chave: inovação tecnológica, cultura inovativa, interação universidade-empresa. |