62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
O Modalizador Epistêmico É QUE na Língua Falada e Escrita da Cidade do Natal/RN
Carla Daniele Saraiva Bertuleza 1
João Bosco Figueiredo-Gomes 1
1. CAWSL - UERN
INTRODUÇÃO:
 

É crescente o uso da expressão é que dita "expletiva"  tanto no português brasileiro quanto no português europeu. Este trabalho consiste em um relato dos resultados de uma investigação empírica do caráter multifuncional do é que. Objetiva apresentar os diferentes usos do é que na língua falada e escrita da cidade do Natal/RN.

METODOLOGIA:
 

Baseado no paradigma funcionalista em que se abriga o estudo da modalização, este artigo relata a análise de dados amostrais de informantes de nível superior do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal, organizado por Furtado da Cunha (1998).Utiliza o programa Statistic Package for the Social Sciences - SPSS para o cálculo de freqüência e analisa qualitativamente os enunciados com o uso da expressão é que.

RESULTADOS:
 

Os resultados empíricos parecem evidenciar, para o português falado e escrito na cidade natalense, o uso da expressão é que como uma das manifestações do grau de certeza, positiva ou negativa, do enunciador.

CONCLUSÃO:
 

A expressão acumula, portanto, as funções de marcador de ênfase e marcador epistêmico de asseveração, que se realiza por meio dos tipos: marcador enfático-explicativo, marcador enfático-contrastivo e marcador enfático-interrogativo.

Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Marcador Discursivo, Modalidade, É que.