62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
A MATEMÁTICA NAS TIRINHAS E NOTÍCIAS DE JORNAIS E REVISTAS
José Roberto Julianelli 1
1. Escola SESC de Ensino Médio - Departamento de Matemática -ESEM RJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é parte da minha dissertação de Mestrado em Educação Matemática, que teve por resultado a elaboração de um encarte, que consiste em um guia prático com o objetivo de orientar os professores de Matemática na elaboração de material para uso em sala de aula, ou mesmo em suas avaliações, utilizando as informações retiradas de jornais e revistas. Esse trabalho foi utilizado recentemente numa oficina de formação de professores realizada em janeiro/2010, na ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO (ESEM). Esse encontro que reuniu professores de todo o país, foi promovido em parceria pela ESEM e o MEC, juntamente com as Secretarias de Estado de Educação. Na ocasião, observamos um grande interesse dos professores participantes, demonstrando a viabilidade de um trabalho nessa perspectiva. Vale ressaltar ainda que essa metodologia pode ser utilizada por professores de outras disciplinas, com o objetivo de contextualizar e também promover a interdisciplinaridade dos conteúdos ensinados no contexto das diferentes disciplinas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: na primeira mostramos algumas atividades de matemática, que elaborei utilizando material retirado de jornais e revistas, apontando possibilidades de utilização em outras áreas do conhecimento; o objetivo desse momento foi sensibilizar os participantes, demonstrando que é possível esse tipo de abordagem. No segundo momento, foram distribuídos alguns recortes de jornais e revistas e solicitamos aos participantes que elaborassem alguma atividade para uso em sala de aula. O objetivo deste momento foi enriquecer a oficina agregando opiniões e estratégias dos diversos professores ao debate coletivo.
RESULTADOS:
A mobilização e o interesse dos professores durante a oficina demonstra que as aulas de matemática tradicionais, muitas vezes meramente expositivas, não precisam necessariamente ser uma regra, já que, quando os professores tomam contato com uma nova metodologia criativa e instigante se sentem motivados a modificar sua prática. Além de divulgar a metodologia do trabalho com notícias e tirinhas, a oficina que analisamos neste trabalho teve o mérito de suscitar diversas outras opções de trabalho propostas pelos professores, ampliando a visão dos educadores acerca do seu próprio potencial criativo e desafiando-os a inovar em seu fazer docente
CONCLUSÃO:
O trabalho que desenvolvemos requer criatividade e paciência da parte do professor, além de muito cuidado para não utilizar as informações de forma superficial, e até mesmo desconectadas dos objetivos da atividade elaborada. A tirinha, ou o texto escolhido não deve ser um ornamento, um pretexto, mas precisa trazer informações relevantes, ou remeter a situações que serão utilizadas pelo aluno, após sua leitura. Reconhecemos que os cursos de graduação nem sempre preparam professores com uma visão multidisciplinar. Em sua maioria, esses cursos ainda privilegiam a formação técnica, disciplinar, sem demonstrar as diversas possibilidades de diálogo entre as disciplinas do currículo da escola básica. Aponto em meu trabalho a necessidade de uma mudança na formação dos professores, mas destaco que as mudanças só se efetivarão a partir de um sentimento pessoal, singular, de cada professor. Na construção contínua da sua identidade profissional, e também no diálogo com os seus colegas de trabalho, professores de outras disciplinas, cada professor poderá, no seu dia a dia, acrescentar novos conhecimentos, o que ensejará o desenvolvimento de aulas mais ricas e significativas para seus alunos.
Instituição de Fomento: Serviço Social do Comércio - Departamento Nacional
Palavras-chave: Tirinhas, Jornais e revistas, Ensino de matemática, Formação de professores.