62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DE EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM E A RECICLAGEM COMO SUA FERRAMENTA: um estudo de caso sobre a ótica dos consumidores
Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França 1
Úrsula Naiara Mendes de Almeida 2
João Bosco Ladislau de Andrade 3
1. Depto. de Administração, Fac. de Estudos Sociais - PET-ADM/UFAM
2. Depto. de Administração, Fac. de Estudos Sociais - PET-ADM/UFAM
3. Prof. Dr./ Orientador - Depto.de Hidráulica e Saneamento, FT - PET-ADM/UFAM
INTRODUÇÃO:

As questões ambientais e sociais fundem-se cada vez mais. Razão pelas quais as empresas, regidas pelo clamor da coletividade, atualmente tendem a incorporar tais temas, tornando apropriada a expressão socioambiental, dando sentido aos conceitos de Responsabilidade Social e Ambiental. Tais conceitos, especialmente se acrescidos pela reflexão que a percepção contempla, revelam-se fundamentalmente éticos, posto que condutores para uma conscientização social. É disto, portanto, responsabilidade socioambiental e percepção, que trata este trabalho cuja realização tem como ponto de partida encontrar resposta à seguinte questão: Como os consumidores de duas empresas do Polo Industrial de Manaus - PIM percebem a reciclagem como ferramenta da responsabilidade social? Em decorrência desta pergunta, o trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção de tais consumidores acerca da reciclagem como prática da responsabilidade social e, especificamente, identificar se a responsabilidade social das empresas influi na decisão de compra do consumidor. A justificativa pela escolha do tema dá-se por ser de suma importância conhecer a percepção dos consumidores sobre efeitos positivos gerados aos mesmos e advindos do processo de reciclagem dos resíduos sólidos realizado pelas empresas estudadas.

METODOLOGIA:

Considerando o objetivo desta pesquisa, ela define-se como sendo pesquisa empírica, pois se volta para esclarecer a problemática observada, objetivando codificar o lado mensurável da realidade. Referente à forma de estudo do objeto, a pesquisa é do tipo descritiva e quanto ao objeto de estudo revela-se de campo, haja vista o uso que faz de entrevistas (PRESTES, 2007). Tendo como locus o PIM, a pesquisa desenvolveu a coleta de dados, entre junho e novembro de 2009, junto a consumidores de duas grandes indústrias nacional e regional, A e B respectivamente, funcionando sob o conceito da responsabilidade social e que reciclam. A entrevista, com questões abertas e fechadas, enfatiza a obtenção de informações acerca dos possíveis benefícios decorrentes da responsabilidade social e reciclagem, a serem revelados a partir da percepção dos pesquisados. Referente a cada empresa foram entrevistados quatro consumidores (dois clientes comerciais e dois consumidores diretos), a partir do roteiro PESQUISA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E RECICLAGEM AOS CONSUMIDORES, que apresentava oito perguntas. As entrevistas realizadas com total de oito pessoas geraram dados que, a partir da estatística descritiva e outros, foram interpretados ou representados como se apresenta e se discute a seguir.

RESULTADOS:

A aplicação do roteiro de pesquisa aos consumidores das empresas A e B, com atuação nos ramos de bebida e de reciclagem de papel, respectivamente, revelou a consistência das respostas fornecidas, haja vista ambas adotarem programas de responsabilidade social consolidados no tempo. As percepções dos consumidores acerca dos produtos das empresas, perante as práticas de responsabilidade social destas, mostram que não há unanimidade entre as respostas. O que é uma decorrência da variação de definições sobre tais práticas, como aponta Business for Social Responsability (2010). Nota-se também que, além de perceberem a responsabilidade social como vinculada à proteção ambiental, os consumidores associam de forma positiva as empresas que a praticam aos produtos que comercializam, levando-os à atitude de consumir tais produtos. Sobre os benefícios ligados às empresas e à responsabilidade social, os entrevistados deram respostas, de modo geral, distintas. Todavia iguais, ao menos uma vez, percebendo, os consumidores de A, como benefícios gerados para a empresa o seu "Destaque no mercado" e os de B a sua "Diminuição de custos". A pesquisa revela que a percepção pelos consumidores aponta a reciclagem como vinculada à visão de lucros e benefícios, bem como à consciência social e ambiental.

CONCLUSÃO:

Considerando ter sido o objetivo geral deste trabalho o de verificar como os consumidores de duas empresas do Pólo Industrial de Manaus - PIM percebem a reciclagem como ferramenta da responsabilidade social, bem como considerando os resultados aqui encontrados e discutidos, é possível concluir que os entrevistados percebem a reciclagem, até de modo intuitivo, com extremo valor para enfrentar delicados problemas ambientais. Percepção esta que confirma aspectos contemplados pela literatura sobre o tema. Todavia esta mesma percepção e os resultados apresentados pelos respondedores revelam que: i) a responsabilidade social das empresas influi na decisão de compra dos consumidores; ii) a responsabilidade social não está em nível elevado nas empresas sob pesquisa; iii) para além do reconhecimento de valor e do interesse que os respondedores têm sobre a prática da responsabilidade social e da reciclagem é necessário que as empresas avancem mais ainda. Tal avanço, aqui posto com o tom de recomendação, é aquele que coloca às empresas e aos que com ela estão envolvidos (sobretudo os consumidores) a necessidade de mais informação sobre a própria responsabilidade social e sua importante ferramenta que é a reciclagem.

Instituição de Fomento: UFAM/PROEXT e FAPEAM
Palavras-chave: Responsabilidade Socioambiental, Percepção dos Consumidores, Empresas do PIM.