62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
O Radônio 222 ("radônio habitacional") e a Radiação Gama no Município de Lages Pintadas (RN, Brasil): O Risco de Malignidades  e a Radioatividade Natural
Thomas Ferreira da Costa Campos 1
Anderson Guimarães Guedes 1
Naraiana Ribeiro Santos 1
Thuany Patrícia Costa de Lima 2
Reinaldo Antônio Petta 1
1. Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Um pool de estudo epidemiológico internacional realizado sobre uma coorte de mineiros de urânio demonstrou que a exposição contínua ao gás radônio aumenta fortemente o risco de se contrair câncer de pulmão. O Radônio habitacional foi identificado como o mais importante fator de risco ambiental para o câncer de pulmão. A cidade de Lages Pintadas no Rio Grande Norte-Brasil apresenta uma incidência de diferentes tipos de câncer anormalmente alta (incluindo o câncer de pulmão) em relação aos municípios vizinhos. Esta região é formada por rochas metamórfica de composição granítica, onde afloram vários corpos pegmatíticos.
METODOLOGIA:

A emanometria passiva de gás radônio-222  em residências da zona urbana foi medidas utilizando  detectores do tipo electret de curto e longo período (L  E-PERM®) da RADELEC INC . Enquanto a espectrometria de radiação gama foi utilizado o espectrômetro de radiação gama modelo RS-126 da TerraPlus INC.

RESULTADOS:
As medições foram realizadas durante um período na estação seca (Dezembro - Fevereiro). A maioria das habitações não possui fôrro e são cobertas por telha de cerâmica vermelha, por sua vez o piso varia entre cerâmica vitrificada e cimento. Para o período, o "radônio habitacional" variou entre 27 a 3921 Bq/m3, com Mediana de 287 Bq/m3; Média Geométrica 340 Bq/m3 e Desvio Padrão de 974. O nível de radiação gama nas habitações variou entre 1679 a 2762 cpm (MED: 2134; GM: 2125; SD: 193).
CONCLUSÃO:

Os nossos resultados demonstram que todas as habitações estudadas possuem teor de radônio 222 que excedem o nível de ação estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 100 Bq/m3. Contudo, devido à grande variabilidade do gás radônio sugere-se que todas as habitações da cidade de Lages Pintadas devem ser monitoradas para o referido gás. Espera-se ainda que os nossos resultados sobre a radioatividade ambiental no município estudado possam ajudar a estabelecer, definir e controlar (mitigar) as possíveis fontes causadoras dos elevados índices de câncer na população humana na região, e que as autoridades ligadas à saúde coletiva da população criem um programa de mitigação de modo a diminuir o risco de câncer associado ao Radônio 222 dos seus munícipes.

Instituição de Fomento: CNPq (MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT Nº 06/2005 - Neoplasias)
Palavras-chave: Radônio Habitacional, Radioatividade Natural, Geologia Medica.