62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DA MONITORIA PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
Lenilton Batista do Nascimento 1
Luciane Terra do Santos Garcia 2
Luiz Gomes da Silva Filho 1
Maria Verônica Gomes da Silva 1
1. Graduando (a) - Depto. de Educação/UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação/UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada na disciplina de Organização da Educação Brasileira, como parte do projeto Ações Integradas de Monitoria realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No desenvolvimento desse projeto a equipe assumiu a perspectiva do professor reflexivo e pesquisador da prática educativa tendo como objetivo prático a melhoria do processo de ensino aprendizagem desenvolvido em uma turma de licenciatura por meio da vivência da avaliação formativa. Como objetivo de conhecimento, buscou-se compreender as dificuldades de aprendizagem dos estudantes para subsidiar o planejamento da ação educativa bem como compreender as motivações e as angústias que estes vivenciam com relação a sua futura atuação como professor. A relevância dessa pesquisa consiste na análise dos conflitos vivenciados pelos licenciandos acerca do exercício da profissão docente de forma que, por sua vez, influenciam na relevância atribuída às disciplinas preparatórias para o magistério. A pesquisa-ação também demonstrou a importância de que a avaliação esteja comprometida com a aprendizagem do aluno a fim de engajá-lo na construção do processo de aprendizagem.
METODOLOGIA:
O processo de pesquisa foi discutido nos encontros do grupo de monitoria, em que se refletiu acerca das experiências vivenciadas e se realizou estudos coletivos acerca da metodologia de pesquisa, em especial sobre a pesquisa-ação tomando como aporte o trabalho de autores como Thiollent (2003), Pimenta (2005) e Geraldi [et al] (1998). Também se discutiu sobre avaliação formativa usando textos de autores como Afonso (2005), Vilas Boas (2006) e Perrenoud (2002). O locus deste trabalho foi uma turma de Organização da Educação Brasileira, ministrada para graduandos de diversos cursos de licenciatura. Como instrumentos de pesquisa foram usados questionários em que os alunos relatavam suas impressões e perspectivas acerca da profissão de professor. Esses dados foram organizados e discutidos em sala de aula, servindo como parâmetro para debater a realidade dessa profissão, na atualidade. Além disso, foi solicitado que os estudantes registrassem em um caderno os objetivos a serem alcançados para cada conteúdo estudado para, em função destes, analisarem sua aprendizagem, evidenciando as dificuldades e sugerindo melhorias para o trabalho da equipe docente. Esses foram analisados pela equipe com vistas à melhoria do trabalho pedagógico bem como para dar conta dos objetivos de conhecimento.
RESULTADOS:
As reflexões realizadas pelo grupo de monitoria mostraram a importância dos estudos e da pesquisa para a atuação docente. Apesar dos estudantes da disciplina de Organização da Educação Brasileira terem realizado sua escolha profissional, o questionário aplicado mostrou que 24% destes estavam indecisos ou não pretendiam ser professores, pois possuem uma imagem negativa acerca da profissão. Apesar disso, compreendem a sua importância e realizaram essa escolha pelo exemplo dos docentes com os quais conviveram, levando a que muitos se responsabilizem por implementar melhorias na educação. Para tanto, acreditam que os saberes da sua área específica são suficientes para o exercício docente, o que resulta no pequeno envolvimento com as disciplinas da área pedagógica. A utilização do caderno de registros propiciou melhorias do processo de ensino-aprendizagem porque possibilitou maior diálogo entre os envolvidos, o conhecimento de suas dificuldades, de modo que perceberam que a responsabilidade pela aprendizagem era compartilhada por todos. Além disso, a avaliação contínua da aprendizagem utilizando diversos instrumentos atendeu à diversidade pessoal sendo que a utilização de notas foi considerada um fator que impulsiona os educandos a estudarem.
CONCLUSÃO:
Na atualidade é imprescindível que o professor pesquise sua própria prática com a perspectiva de melhorá-la. Esse trabalho possibilitou compreender os dilemas que permeiam a escolha da profissão docente visto que os licenciandos se deparam com uma multiplicidade de imagens sociais acerca da profissão que são assumidas por eles de forma diferenciada dependendo de suas histórias de vida, valores, posicionamentos e reflexões. Apesar da discussão acerca da profissão docente não constar no ementário da disciplina, percebeu-se sua importância para aqueles que ainda experimentam conflitos acerca da escolha profissional. A avaliação formativa também se constituiu em privilegiado meio de obtenção de informações para orientar o processo de ensino-aprendizagem e melhorar o trabalho docente. A utilização do caderno despontou como um instrumento dialógico possibilitando que os estudantes se sentissem atendidos em suas expectativas e confiantes de que a construção do processo de ensino aprendizagem era responsabilidade compartilhada. Também se compreendeu que a avaliação está para além da obtenção de notas, devendo ser contínua, norteadora da prática docente, baseada no diálogo da teoria com a prática e dos sujeitos entre si para que as limitações e dificuldades enfrentadas sejam superadas.
Instituição de Fomento: Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD/UFRN
Palavras-chave: Monitoria, Formação docente, Avaliação formativa.