62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
Kaliana da Silva Correia 1
Denise Maria de Carvalho Lopes 1
1. Depto. de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar teorizações relativas à leitura no contexto da Educação Infantil, considerando-se as especificidades das crianças e da leitura como objeto de aprendizagem, bem como analisar concepções e práticas docentes presentes na Educação Infantil com relação à leitura. A Educação Infantil é etapa inicial de Educação Básica (LDB 9394/96) com finalidade de educar-cuidar de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e promover seu desenvolvimento integral, podendo ser espaço de inserção das crianças no mundo e no conhecimento da leitura, à medida em que insira, em seu cotidiano, práticas sistemáticas de leitura contextualizadas, diversificadas e significativas. Essa perspectiva tem caráter técnico-pedagógico e ético-político, considerando-se que, em nosso país, as desigualdades de condições de acesso a tais práticas por crianças de camadas pobres as colocam em desvantagem, e a Educação Infantil pode propiciar a diminuição dessas desigualdades. É nesse contexto que emergem as questões de nosso estudo: De que modo à leitura se faz presente no contexto de Educação Infantil em instituições públicas? Quais as concepções e práticas de professores que atuam na Educação Infantil acerca da leitura junto a crianças de 0 a 5 anos e 11 meses?
METODOLOGIA:
A investigação envolve os princípios da abordagem qualitativa e tem a característica de uma pesquisa exploratória. Para alcançar os objetivos escolhidos da pesquisa utilizamos como abordagem metodológica uma análise bibliográfica, uma pesquisa de campo do tipo exploratória através de entrevista semi-estruturada com professores de Educação Infantil, observação do tipo não-participativa e análise documental. O campo de estudo são duas instituições de Educação Infantil da rede pública situadas na Grande Natal RN.
RESULTADOS:
A partir das sistematizações teóricas compreendemos que a leitura é determinada por uma interação entre o leitor - seus conhecimentos sobre portadores e gêneros textuais, linguagem, assunto, bem como seus motivos e interesses - e o texto e suas características. Assim, as abordagens de Ana Teberosky (2003), relata que: aprende-se a ler "lendo"; vendo outras pessoas lerem, prestando atenção às leituras que fazem, como fazem, para que fazem; em experimentações que inicialmente envolvem "erros", mas que aproximam-se, gradualmente, da leitura convencional. Em seguida a essas informações estabelecemos relações com as idéias e práticas dos professores, tentando problematizá-las e refleti-las. Contudo, a análise dos resultados obtidos através das observações e entrevistas, assinalam ainda na atualidade falhas com relação à prática da leitura, então, se faz necessário com urgência, a inserção da leitura no cotidiano para propiciar à criança a começar a desenvolver conhecimentos básicos sobre a leitura. Para tanto, é preciso que os professores estejam capacitados para executar um bom trabalho, para conseguirem alcançar os resultados que tanto almejam: uma educação de excelência, formar alunos capacitados para desempenhar um papel importante em suas vidas e na sociedade.
CONCLUSÃO:
Portanto, com as teorizações sobre a leitura na Educação Infantil compreendemos que os resultados observados na prática, assinalam para uma mudança, uma vez que os Cursos de formação têm que melhor orientar seus educandos, para na prática saberem enfrentar essas situações. Desse modo, o que compreendemos é que os profissionais das duas instituições de Educação Infantil da rede pública situadas na Grande Natal RN visitadas não se mostram preparados para intervir de modo apropriado às necessidades das crianças. Por isso, é muito importante desde o momento em que uma criança começa a ser inserida em práticas de leitura em seu meio sócio-cultural, ela ser introduzida no aprendizado de leitura, podendo começar a desenvolver conhecimentos básicos e fundamentais à vida escolar e pessoal em nossa sociedade.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Leitura , Criança, Concepções e práticas docentes.