62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O USO DA ÁGUA: EXPERIÊNCIA EXTRACLASSE NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Eliane Ferreira Viana 1
Rosana Lira Madureira 1
1. Secretaria de Educação de Olinda - SEDO/PE
INTRODUÇÃO:
Com o desejo de encontrar novos caminhos para  os  processos de ensino e  aprendizagem,  o tema água muito privilegiado nos conteúdos de 5ª a  8ª  série nos serviu como base para a partir da realidade  observada  dentro  da  escola, com relação  ao  desperdício de água,  realizarmos atividades de conscientização, considerando  que  as  ações pudessem intervir  ou  pelo menos modificar os costumes diários dos estudantes dentro e fora da escola. Como sugere Bomtempo (1997), é necessário superar  a questão  da artificialidade  da escola, essa  distância que existe entre a realidade e o que é ensinado dentro de suas paredes, aproximando-a o mais possível do cotidiano de vida do estudante. Para isso, elaboramos uma  abordagem interdisciplinar com  as disciplinas de Ciências, Geografia  e  Matemática.  Propondo em sala de aula ampla  discussão sobre os diferentes usos do líquido, mostrando que a água que jorra nas torneiras mal fechadas da  escola  por  esquecimento ou brincadeira é a mesma que é utilizada para  abastecimento doméstico, nas indústrias, na agricultura, entre outros  usos. Nosso objetivo  foi despertar nos estudantes o  interesse  para a  pesquisa  com  tema  relevante para  a  comunidade local  e promover a alfabetização científica, bem como a capacidade de realizar ações de combate ao desperdício de água.
METODOLOGIA:

O projeto foi dividido em três etapas. A primeira etapa do projeto consistiu na apresentação do trabalho às turmas de 5a série e aplicação de um questionário, para verificação dos conhecimentos prévios. A segunda etapa contemplou duas visitas ao Espaço Ciências, hoje considerado o maior museu de ciências ao ar livre do Brasil. Os passeios foram realizados exatamente na semana em que se comemora o dia mundial da água. No local, os estudantes visitaram os laboratórios e na parte externa tiveram contato com o bioma mangue, a molécula da água, a tecnologia para obter água potável com os dessalinizadores e a estação de tratamento. Ainda assistiram a uma peça teatral sobre a importância da preservação da água. Compondo ainda a segunda etapa, iniciou-se a intervenção didática em sala de aula, onde foi proposto que os alunos elaborassem um resumo sobre "O uso da água no Brasil" pesquisando em livros, revistas e internet. Os professores iniciaram as discussões, a partir do material elaborado pelos alunos e com a música "Planeta Água" de Guilherme Arantes. A terceira etapa consistiu na socialização dos conhecimentos aprendidos nas visitas e em sala de aula com a comunidade escolar. As atividades realizadas foram registradas por meio de observações, com registro escrito e fotográfico.

RESULTADOS:
Nossa idéia de atividade diferenciada foi dar uma roupagem nova para um tema antigo "a água no meio-ambiente". Entretanto, essa experiência nos mostrou que, de fato, é a participação, o "ver e fazer" que caracterizam as mudanças de comportamento e atitude em relação à educação ambiental. No Espaço Ciência, os alunos se mostraram atentos, curiosos lançando questionamentos sobre o mau uso água pela população. Essas e outras argumentações estabelecidas durante a intervenção didática em sala mostraram-se bastante satisfatórias, uma vez que não se restringiram somente a afirmações simples, mas, muitas vezes, apareceram ligadas a justificativas e julgamentos logicamente construídos. Fato que nos permitiu encontrar por diversas vezes indicadores de alfabetização científica, como por exemplo, algumas associações que os estudantes fizeram, quando perceberam a estreita relação entre pobreza, lixo, falta de água e doenças. As condições de saneamento básico oferecidas à população também foram apontadas como sendo uma das principais causas do avanço e, em muitos casos, reincidência de algumas doenças que afligem, particularmente, a comunidade de Peixinhos, como a dengue, a filariose e a leptospirose fato observado em outro momento por Viana e Madureira (2008).
CONCLUSÃO:

A experiência nos mostrou que, de fato, é a participação, o "ver e fazer" que caracterizam as mudanças de comportamento e atitude em relação à educação ambiental. Os alunos tornaram-se multiplicadores das informações, socializando a experiência no âmbito escolar, buscando sensibilizar toda comunidade escolar, para o problema do mau uso da água, incentivando a mudança de comportamento e atitude na escola e conseqüentemente em casa. Hoje, a falta de água na escola gera discussão e especulação entre os alunos sobre qual seria o motivo para a falta do precioso liquido nas torneiras.

Palavras-chave: Ambiente, Água, Aprendizagem.