62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO COMPARATIVO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE OBRAS COM ADVENTO DE APLICATIVO DIGITAL
Diego da Silva Lima 1
Alexandre Cunha Machado 1
Lucas da Silva Lima 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IF - AL
2. Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
INTRODUÇÃO:
A utilização de diversas fontes de dados para elaboração de orçamentos é uma prática cada vez mais comum na indústria da construção civil. No planejamento e gerenciamento de obras essa tendência é confirmada com a constatação da diversidade de bases de custos, serviços e insumos.Entretanto, grande parte destas informações não é de domínio público ou reflete a realidade de mercados restritos com perfis diferentes do panorama observado na localidade onde se pretende realizar a obra. Esses inconvenientes tornam difícil para um grande número de construtores a tarefa de controlar e gerenciar os custos de uma construção. Dessa forma, uma ferramenta computacional que auxilie no gerenciamento de obras abre margem para a diminuição de custos não previstos no empreendimento, trazendo ganho de produtividade. Na busca de um aplicativo capaz de atender a tais exigências, este estudo objetiva a criação de um software que permita a elaboração de planilhas orçamentárias. Estas serão concebidas a partir de um banco de dados que incorporem num único local, diferentes fontes de preços de forma a traduzir mais fielmente diferentes mercados da construção civil. Além de ferramentas para atualizações periódicas das bases incorporadas o programa visa ainda o oferecimento ao usuário da possibilidade de criação de uma composição de preços própria, onde valores de serviços e insumos possam ser informados conforme suas próprias pesquisas.
METODOLOGIA:

De modo a tornar possível o estudo comparativo dos índices e custos da construção mais usados, o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, o ORSE (Orçamentos de Obras de Sergipe),são unificados ao protótipo do sistema a ser montado. As composições da TCPO(Tabela de Composições de Preços para Orçamentos) são reunidos à pesquisa de preços no mercado local e integrados ao aplicativo. A obra selecionada para os primeiros testes da ferramenta fora a construção de uma residência de padrão simples em torno de 40m², erigida sobre alicerce de pedra argamassada, e paredes de alvenaria com tijolos comuns vazados. Deste modo, foi realizado o planejamento financeiro da obra em estudo, com a utilização do sistema e com a SINAPI, independente e integrada ao sistema. Assim, após vencer as primeiras etapas, uma planilha de custos com uma inicial unificação entre as composições de uma base e outra foi elaborada, de modo a avaliar seus efeitos sobre a eficácia naquela obra para uma possível futura integração entre as bases no software.

RESULTADOS:

Diante um breve estudo do orçamento da obra de construção das residências populares podemos afirmar que, com o orçamento levantado pela base de dados local, poderíamos atingir uma economia neste projeto em aproximados 23 %.Contudo faz-se necessário ressaltar que, pelos preços terem sido levantados em épocas diferentes, precisaríamos fazer uma análise mais profunda sobre influência da economia com a da política regional de contratação de mão-de-obra. Portanto, pode-se afirmar que o orçamento do  aplicativo desenvolvido, em destaque, e  posteriormente da SINAPI torna as obras menos onerosas do que a estrutura habitual de pesquisa e elaboração de orçamentos principalmente em obras públicas. Todavia, uma análise mais profunda de serviços e insumos, bem como da expansão das composições existentes e da integração dos custos locais com o SINAPI representaria uma redução de custo final ainda mais atraente e significante.

 

 

 

CONCLUSÃO:

A partir do pressuposto da inexistência de ferramentas capazes de elaborar o planejamento financeiro de obras em Alagoas, a escolha do Visual Basic for Applications para abrigar o sistema possuiu papel importante quanto ao desenvolvimento do projeto. O grande entrave para o desenvolvimento da pesquisa fora a inexistência de programadores para o desenvolvimento de recursos e a migração do Visual Basic para outras linguagens mais robustas, com a manutenção da programação orientada a objetos. Após a primeira etapa, foi possível observar mais de perto o comportamento dos profissionais da Construção Civil no planejamento dos empreendimentos, por mais simples que estes sejam, bem como das dificuldades na escolha dos serviços e preços a serem incluídos no orçamento, uma vez que a diversidade de materiais é elevada. Foi possível consolidar bases sólidas para a implantação do software, que dará início a uma nova época no planejamento financeiro das edificações no estado de Alagoas, bem como da inovação e da liberdade de criação do usuário, sem, no entanto, esquivar das legislações e normatizações vigentes.

Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Palavras-chave: Orçamento, Planejamento de Obras, Construção Civil.