62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
PEDAGOGUIM (1921): UMA REVISTA EDUCATIVA NORTE-RIO-GRANDENSE
Manoel Pereira da Rocha Neto 1
1. Curso de Jornalismo, Escola de Comunicação e Artes, Universidade Potiguar/UnP
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa faz parte do eixo temático 'Comunicação e Cultura', da Universidade Potiguar (UnP), realizada no curso Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. O trabalho tem como objetivo reconstituir e investigar a revista educativa Pedagogium, vinculada à Associação dos Professores do Rio Grande do Norte. A publicação circulou em três fases da década de 1920, época de transformações sociais e econômicas no Estado.
METODOLOGIA:
Por meio dos exemplares catalogados e disponíveis em acervos públicos e privados, como bibliotecas, fundações de pesquisa e entrevistas com historiadores e pesquisadores, como também com familiares dos editores, foi possível traçar o perfil editorial, como também investigar a estrutura gráfica e reconstitui para da história da educação e do jornalismo norte-rio-grandense, através das suas páginas e das matérias jornalística.
RESULTADOS:

Os resultados balizam para afirmar que a revista desempenho um papel relevante para a formação de leitores e para ampliar as discussões sobre a educação do Estado.

CONCLUSÃO:

Através desta pesquisa, enfatizamos a contribuição da revista para a educação e para formação dos leitores norte-rio-grandenses e a presença feminina numa época em que a imprensa era um território masculino.

 

Palavras-chave: Comunicação, História, Imprensa.