62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA URBANA NA CIDADE DE MACEIÓ.
João Paulo Lopes da Silva 1
Eduardo Luiz Lopes Montenegro 1
Adriane de Deus 1
Wagner Tenório Cavalcante Brito Medeiros 1
Karinne Oliveira Coelho 1
1. Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Educação - CEDU.
INTRODUÇÃO:

Considerando a perspectiva de ensino da Educação física na escola o objetivo norteador desta disciplina é proporcionar aos alunos vivências corporais planejadas e sistematizadas dos conhecimentos que compõem a cultura corporal, ou seja, os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas norteados por uma ação pedagógica reflexiva, em busca da autonomia do sujeito em relação à perspectiva do lazer, da formação cultural e da qualidade de vida. A Educação Física tem esbarrado em problemas de ordem estrutural, econômica e epistemológica, como a questão das competências necessárias para se ensinar nos diferentes graus de ensino em nosso sistema educacional. Evidentemente, a todas estas questões perpassam a instância ética da formação e da prática profissional, pois estão implicadas de valores e intenções que são reconhecidos ou negados por diferentes grupos de interesses entre os profissionais da área (MONTENEGRO, 2002). O objetivo do trabalho foi analisar as estruturas físicas, material, de recursos humanos das escolas para a oferta da disciplina Educação Física na Educação Básica.

METODOLOGIA:

Amostra investigada no estudo foi composta por 65 escolas selecionadas aleatoriamente dentre as 123 escolas que compõem o sistema educacional municipal de Maceió. A amostra corresponde a 52,84%, do universo amostral total selecionado aleatoriamente. Portanto, os sujeitos da pesquisa foram 48 professores das 65 escolas escolhidas de forma aleatória, contendo professores de educação física ou leigos que exerciam a função de professores ministrando aulas nas escolas públicas municipais do ensino fundamental da zona urbana da cidade de Maceió, que se disponibilizaram a fazer parte deste estudo. Trata-se de uma pesquisa realizada com as características exploratória, descritivo e transversal, pois a determinação de todos os parâmetros é feita de uma só vez, sem nenhum período de acompanhamento, ou seja, num ponto determinado do tempo. O pesquisador delimita uma amostra da população e avalia todas as variáveis dentro dessa amostra (REIS et al., 2002).

RESULTADOS:

Nas 65 escolas municipais visitadas, 73.8% possuem professor de Educação Física e 26.2% não possuem. Estas últimas não estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a qual discorre que "a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica. Sobre os problemas enfrentados a falta de material para ministrar as aulas, a falta de espaço físico adequados são relatados por 100% da amostra, 52,08% dos professores relataram os baixos salários, enquanto que 41,67% relataram a indisciplina dos alunos, 18,75% deles  afirmavam que os profissionais atuantes nesta área estão despreparados, 10,42% da amostra alegou a defasagem da faixa etária do aluno, 8,03%  relataram a dificuldade de lidar com pessoas com necessidades especiais, 2,08% dos professores declararam a falta de políticas públicas, esta mesma porcentagem narrou a falta de conhecimento das contribuições da Educação Física por outros profissionais.Os critérios para avaliação dos alunos durante o ano letivo são: participação nas aulas (100%) como principal requisito de avaliação, 10,42% dos professores  relataram que além da participação aplicam trabalhos e provas escritas e 2,08% dos professores, além da participação inclui a avaliação oral.

CONCLUSÃO:

O presente estudo limitou-se a analisar os recursos humanos, materiais, estruturais das escolas da rede municipal de ensino de Maceió. Buscou-se a compreensão sobre a formação dos professores e um diagnóstico da realidade das aulas de Educação Física. Observou-se que há ainda um número significativo de escolas sem professores de Educação Física. Este dado aponta para um descaso por parte do órgão público que deveria assegurar aos educandos uma escola pública de qualidade para todos. Em conseqüência disto, as escolas além de não cumprirem a lei, colaboram para o processo de exclusão dos alunos, visto que os eximem de ter contato com um conhecimento importante para a sua formação como ser humano participante da sociedade. Em relação ao processo de avaliação de ensino, 100% da amostra revelou que o principal critério é o da "participação nas aulas". O processo de avaliação se justifica pela necessidade do professor em identificar se os objetivos e conteúdos abordados foram aprendidos e em que base se deu sua aprendizagem. Com esses dados o professor poderia redirecionar o seu fazer pedagógico avaliando suas estratégias de ensino. Então, dificilmente o aluno aprende só pela sua participação nas aulas. Portanto, a interação entre os critérios de avaliação seria o mais sensato.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Qualificação Profissional, Componente Curricular, Educação Física Escolar.