62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Tayryne Alanna Vidal Oliveira 1
Heluziane Lucena do Nascimento 1
Laysa Glícia de Souza Nunes 1
Francisco Josélio Rafael 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Relatamos neste trabalho uma experiência de implantação de um laboratório de Ensino, Aprendizagem e apoio pedagógico para séries iniciais do Ensino Fundamental com o propósito de oportunizar aos estudantes da Educação Básica da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, um espaço a ser utilizado como recurso didático metodológico auxiliador no processo de aprendizagem das ciências bem como Matemática e Física, diminuindo assim as dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem nestas disciplinas por alguns alunos. Utilizando como referência, as novas diretrizes curriculares, buscando atender de modo criativo as transformações introduzidas no sistema nacional de ensino pela lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional (LDB, Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996).
METODOLOGIA:
A execução identifica-se como um projeto curricular acadêmico que visa oportunizar aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e Física, analisarem o conhecimento como "prática curricular vivenciada". Em uma primeira fase o projeto foi executado na Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, município de Mossoró. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos a capacitação de alunos e professores da escola, através de oficinas, palestras e seminários, objetivando a construção e/ou implementação do laboratório.
RESULTADOS:
De forma específica pode-se destacar como contribuição do projeto a articulação de ações entre universidade, professores e alunos da Educação Básica que serão multiplicadores das ações ampliando o espaço de discussão entre professor e aluno e estimulando a confecção de material didático - pedagógico, ampliando assim o acervo do laboratório de ensino das escolas.
CONCLUSÃO:
Após a conclusão da montagem do mesmo acreditamos que o resultado foi satisfatório, pois, a participação dos alunos e da escola foi significativa, bem como a participação dos demais alunos da universidade envolvidos e da própria comunidade em que a escola está inserida.
Palavras-chave: Implantação de Laboratório, Laboratório de Ciências, Educação Básica.