62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
CRUSTÁCEOS ASSOCIADOS A SUBSTRATOS CONSOLIDADOS DA BARRA DE MAMANGUAPE, RIO TINTO, PARAÍBA.
Rudá Amorim Lucena 1
Joafrâncio P. de Araújo 1
Carmen Alonso 1
Martin Lindsey Christoffersen 1
1. Depto. de Sistemática e Ecologia, Universidade Federal da Paraíba/UFPB
INTRODUÇÃO:
Alguns pesquisadores consideram os crustáceos como um dos grupos mais estudados da costa brasileira. Nos últimos anos tem-se direcionados esforços para buscar o conhecimento faunístico dos crustáceos da costa paraibana. O Projeto BIOTA - Paraíba executado pelo Laboratório de Invertebrados Paulo Young, da Universidade Federal da Paraíba teve como um dos objetivos realizar o levantamento sistemático das espécies de crustáceos do meso e infralitoral que se encontram associados aos substratos consolidados do litoral do estado da Paraíba. A Barra de Mamanguape, uma das áreas amostradas, localiza-se ao norte do litoral paraibano, no município de Rio Tinto, a 80 km da capital do estado e está inserida na Área de Preservação Ambiental da Barra do Rio Mamanguape. Sua área é caracterizada pela presença de extensos manguezais, remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas, dunas, falésias e arrecifes, compondo um grande mosaico de ecossistemas com uma grande diversidade florística e faunística. O presente estudo apresenta carcinofauna coletados pelo Projeto Biota - Paraíba na Barra de Mamanguape.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas nos dias 10 de janeiro e 11 de fevereiro de 2009, à maré 0,1 m e 0,0 m, respectivamente. Os animais foram capturados de forma ativa nas poças de marés, gretas e embaixo das rochas removíveis na região da costa recifal. O material coletado foi levado para o laboratório em sacos e/ou potes plásticos, com água do mar. Os animais foram colocados em aquários providos de arejadores e posteriormente foram triados e anestesiados com água do mar e mentol, e fixados em formol a 10%. Depois foram transferidos para recipientes de vidros contendo álcool a 70%. O material foi identificado, tombado e depositado na Coleção de crustáceos do Laboratório de Invertebrados Paulo Young.
RESULTADOS:
Foram coletados aproximadamente 120 indivíduos que foram classificados em 37 espécies pertencentes a 23 famílias e 4 ordens. As famílias mais diversificadas em espécies foram Diogenidae (4), Alpheidae (3), Mithracidae (3) e Porcellanidae (3). Os caranguejos-ermitões Calcinus tibicen (16) e Clibanarius vittatus (23) foram as espécies mais representativas numericamente, representando 32,5% do número total de indivíduos encontrados. Destaque para a ocorrência da lagosta cabo verde, Panulirus laevicauda, que possui alto valor comercial, e que vem sofrendo intensa pressão pela frota lagosteira e que se encontra inserida na lista de espécies Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação. Ocorrência da espécie Acanthonyx scutiformis para a costa do Nordeste até antes restrita ao sudeste, do Espírito Santo a São Paulo.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que o resultado obtido é intimidante em relação aos poucos trabalhos já publicados sobre o conhecimento da carcinofauna de outras localidades da costa da Paraíba. Faz-se necessário um estudo focado nos animais dessa região utilizando-se de metodologias específicas aos diferentes grupos pertencentes à Crustacea.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Crustacea, Barra de Mamanguape, Projeto BIOTA.