62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Gel da Babosa (Aloe vera) associado ao ultra-som na prevenção da Hérnia Incisional.
Isabella Teixeira Coêlho 1
Jaiana Rocha Vaz 1
Liana Martha Soares Mendes 1
Ìsidra Manoela Sousa Portela Santos 3
Charllynton Luís Sena da Costa 1
Antônio Luiz Martins Maia Filho 2
1. Faculdade Integral Diferencial (FACID).
2. Prof. Me./ Orientador - Depto. de Ciências Fisiológicas - FACID
3. Prof. Ma.- FACID
INTRODUÇÃO:

As hérnias são definidas como uma protrusão anormal de um órgão ou tecido através de um defeito nas paredes adjacentes. Dentre as principais, encontra-se a hérnia incisional, presente em dois a quinze por cento dos pacientes submetidos a procedimento cirúrgico abdominal e originada de um excesso de tensão e/ou de uma cicatrização inadequada. Para a prevenção desta, são necessárias técnicas que atuem diretamente no processo de cicatrização e que melhorem a qualidade do tecido. Dentre os métodos de prevenção desta intercorrência, o estudo da eficácia do ultra-som associado ao gel de Aloe vera mostra-se bastante relevante para a comunidade científica, visto que, a terapia ultra-sônica é comumente indicada para reparo tecidual devido a sua atuação direta no aumento da permeabilidade das membranas e da síntese protéica, na ativação de fibroblastos e na produção do colágeno que são fatores considerados essenciais para uma boa cicatrização. Para tanto, objetivou-se com este estudo, avaliar a eficácia do gel da Babosa (Aloe vera) associado ao ultra-som na prevenção da hérnia incisional.

METODOLOGIA:

A pesquisa correspondeu a um estudo hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. O experimento, por sua vez, foi realizado no Laboratório de Fisiologia da Faculdade Integral Diferencial - FACID no período de junho a novembro de 2009 e a amostra, do tipo probabilística aleatória, constituiu-se de trinta ratos da espécie Rattus norvegicus,os quais,após sedados e anestesiados,foram submetidos à indução de hérnia incisional mediana.A partir disso, os trinta exemplares foram distribuídos aleatoriamente em três grupos experimentais com dez ratos por grupo e cada grupo correspondeu a um tratamento de avaliação diferente, denominados de: I - controle; II - ultra-som convencional; III - ultra-som associado à Babosa. Utilizou-se um aparelho de ultra-som terapêutico (USP) modelo Sonopulse da marca Imbramed com um transdutor de 1MHz (ERA 1,0 cm²) e intensidade de 0,5 W/cm² em modo pulsado. As sessões de ultra-som foram realizadas uma vez por dia, até a data da morte. Passados 14 dias de tratamento e, depois de realizada a eutanásia, mensuraram-se os diâmetros dos anéis herniários através do programa Imaje J e os resultados foram interpretados estatisticamente através do programa GraphPad Prism 3.0 e Anova One Way, seguido de Teste de Turkey, com 95% de confiabilidade.

 

 

RESULTADOS:

Em todos os animais observou-se o aparecimento da hérnia incisional nos primeiros dois dias pós cirurgia devido ao procedimento cirúrgico realizado no qual houve dissecção tecidual e incisão na região mediana e infra-umbilical do abdome. Em relação ao décimo quarto dia de tratamento dos ratos, verificou-se que o grupo tratado com o ultra-som associado à Aloe vera foi capaz de reduzir a largura do anel herniário significativamente em relação ao ultra-som convencional e ao grupo controle. Isto ocorreu devido às propriedades eficientes dos mesmos no processo de cicatrização tecidual, visto que a mucilagem presente no gel atuou sobre os fibroblastos durante a formação de tecido cicatricial, estimulando a deposição de fibras colágenas na matriz extracelular. Já o ultra-som aqueceu a pele causando um aumento na energia cinética do gel e da membrana celular, uma dilatação dos folículos pilosos e das glândulas sudoríparas, bem como o aumento da circulação da área irradiada. Além disso, provocou uma mudança no arranjo da camada córnea da pele que favoreceu a difusão das moléculas do gel da Babosa através da mesma e a captação e distribuição local destas pelos capilares da pele o que potencializou os efeitos desta poderosa erva.

CONCLUSÃO:

Os resultados alcançados evidenciou que o modelo experimental adotado foi eficaz ao reproduzir as hérnias em poucos dias de pós operatório, já que estas se mostraram bastante configuradas com anel e sacos herniários bem constituídos. Com a pesquisa, constatou-se que as propriedades do ultra-som pulsátil são consideradas fatores essenciais para um processo de cicatrização adequado já que esse recurso terapêutico potencializou a penetração do gel da Aloe vera e que, os mesmos, associados, proporcionaram uma redução considerável no aparecimento de hérnias incisionais.O que comprovou, portanto, a hipótese inicial de que haveria a redução destas com o uso da associação em questão.Como o estudo correspondeu aos resultados esperados, espera-se expandir o uso da terapia associada do gel da Babosa com o ultra-som na prevenção de hérnias incisionais após procedimentos cirúrgicos realizados em seres humanos.

Instituição de Fomento: Faculdade Integral Diferencial (FACID)
Palavras-chave: Hérnia Incisional, Ultra-som, Babosa (Aloe vera).