62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
QUINTO SINAL VITAL: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE DOR
Candice Simões Pimenta de Medeiros 1
Dulceara de Souza 1
Sanderson Assis 1
Renata Santos 1
Kamila Brena 1
Thaiza teixeira Xavier 1
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
INTRODUÇÃO:
A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor estabeleceram diretrizes de forma que a mensuração e registro da dor devem ser realizados com o mesmo rigor e seriedade que a pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura, denominando assim a dor como "5º sinal vital" (Fontes e Jaques, 2007), preocupados com a melhoria da qualidade da assistência dos pacientes atendidos no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), pretendeu-se neste estudo avaliar os conhecimentos sobre dor dos profissionais de saúde do HUAB.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, cuja amostra foi composta por 30 servidores do HUAB (enfermeiros e técnicos de enfermagem), distribuídos entre os setores de: pediatria, enfermaria, alojamento conjunto, banco de leite e centro cirúrgico. Utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas direcionadas ao conhecimento da dor. Os procedimentos deste estudo consistiu na aplicação dos questionários aos profissionais de saúde do HUAB.
RESULTADOS:
Dos 30(trinta) servidores questionados, 25(vinte e cinco) sabem o conceito de dor (50% relatou que a dor é algo que incomoda ou um desconforto, 25% disse que é a pior coisa que uma pessoa pode sentir e outros 25% descreveu a dor como um sinal de alerta do organismo humano) e os outros 05(cinco) não sabem definir o que é dor. 14(quatorze) fazem a avaliação da dor nos pacientes sempre que solicitado (33,3% utilizam a escala numérica de dor e avaliam a dor diariamente, 33,3% não utilizam escala de dor e os outros 33,3% não souberam se expressar) e os outros 16 não realizam a avaliação da percepção dolorosa. O conceito de dor é bastante amplo e de acordo com Sociedade Internacional para o Estudo da Dor (IASP) a dor é definida como uma experiência sensitiva emocional desagradável relacionada à lesão tecidual ou descrita em tais termos. Desta forma percebeu-se uma carência em relação aos conceitos referidos pelos profissionais. Além disso a dor é uma manifestação subjetiva, que envolve mecanismos físicos, psíquicos e culturais.
CONCLUSÃO:
A partir da análise das respostas dadas pelos profissionais do HUAB, pode-se perceber que os mesmos precisam participar de palestras, seminários e capacitações que os auxiliem a ampliar seus conhecimentos sobre a dor e que os possibilite usar esses conhecimentos em benefício dos pacientes. Haja vista que a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica eficaz evitando o sofrimento desnecessário aos pacientes.
Palavras-chave: medição da dor, profissionais de saúde, quinto sinal vital.