62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
CONCENTRAÇÕES DE RADÔNIO-222 EM FONTES DE ÁGUA POTÁVEL DE LUCRÉCIA-RN
Anderson Guimarães Guedes 1
Alexandre Endres Marcon 2
Thomas Ferreira da Costa Campos 1
Reinaldo Antônio Petta 1
Lívian Rafaely de Santana Gomes 1
Thuany Patrícia Costa de Lima 1
1. Departamento de Geologia da UFRN - Laboratório de Radioatividade Natural
2. Centro de Ciências da Saúde-Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

A geodisponibilidade do gás Radônio se encontra ligada aos estados de alteração da matriz rochosa, que desempenha um grande papel na produção do referido gás, e a concentração e distribuição de seus progenitores mais próximo da cadeia radioativa (Rádio 224 e 226). Devido à grande mobilidade do Radônio nos poros rochosos e pedológicos, bem como à sua alta dissolução na água, os poços e nascentes de água podem apresentar altos teores do referido gás.

Radônio é um gás radioativo quimicamente inerte e está presente em varias concentrações nos mais variados lugares. Ele é capaz de se decair em outros elementos radioativos a partir da emissão de partícula α(alfa).

O isótopo 222 Rn é um emissor alfa e a ingestão de água, bem como a inalação de ar com altos níveis desse gás, pode representar um risco direto à saúde da população. Sua inalação em altas concentrações já é cientificamente comprovada como uma das causas do câncer de pulmão. O consumo de água contendo ele dissolvido em altas doses expõe células sensíveis do estômago e de outros órgãos, oferecendo risco à saúde. Atualmente o radônio já é classificado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) como carcinógeno de classe I.

METODOLOGIA:

O município de Lucrécia apresenta uma das maiores taxas de mortalidade do RN devido a Neoplasias dos mais variados tipos. Amostras de água de várias fontes no município foram coletadas e as concentrações de Radônio natural dissolvido medidas em laboratório. Foram analisadas 47 amostras de água de 67 ml cada, sendo que 12 não tiveram níveis de detecção mensuráveis pelo equipamento. Os locais escolhidos para as coletas foram cacimbas, poços, reservatórios, açude e água encanada. As medições passivas de 222Rn na água foram feitas com o Kit de medição passiva de radônio em água da RadELec, utilizando-se detectores passivos do tipo eletrete® ST. O eletrete® ST do sistema E-PERM® é um disco de Teflon® carregado eletricamente. Este eletrete é acoplado em uma câmara de ionização onde o gás radônio entra por difusão gasosa através de um pequeno orifício, quando o gás penetra na câmara de ionização sofre decaimento radioativo e a partícula alfa gerada descarrega a pastilha de teflon proporcionalmente a quantidade da referida partícula. A diferença de voltagem apresentada pelo eletrete é diretamente proporcional à concentração do 222Rn dissolvido em água.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos variaram entre 0,2 a 84,1 Bq/L com um desvio padrão de 15,9. A média aritmética foi de 9,5 Bq/L. A legislação brasileira não faz referência à quantidade máxima de radônio permitido em água para consumo humano, por isso nessa pesquisa utilizamos os valores de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda um nível máximo de contaminação (MLC) de radônio em água de 100 Bq/L.

CONCLUSÃO:
Embora os resultados das concentrações de radônio na água de Lucrécia estejam abaixo do nível máximo de contaminação recomendado pela OMS de 100 Bq/L é bom atentar que algumas das fontes tiveram concetração de Rn-222  proxímas deste valor, sugerindo um melhor monitoramento ao longo do ano dos níveis de radônio destas fontes de água para consumo humano.
Instituição de Fomento: Cnpq-FINEP
Palavras-chave: Radônio-222, Radioatividade Natural, Água.