62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ELEMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO AUXILIANDO NA PRODUÇÃO DE PLANEJAMENTOS DE AULA DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA.
João Paulo Casaro Erthal 1
Marília Paixão Linhares 1
1. Universidade Estadual do Norte Fluminense - Laboratório de Ciências Físicas
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores desafios para todos os formandos é como encarar a realidade fora da faculdade. No caso específico de licenciados em Física, esse enfrentamento dentro de salas de aula requer estratégias ricas e variadas, que possam ser trabalhadas perante situações diferenciadas. Questões sobre como preparar uma aula estimulante, como conduzir uma turma e como trabalhar determinado conteúdo, surgem na cabeça da maioria dos recém formados, que muitas das vezes demoram para encontrar uma alternativa que os auxilie a respondê-las. Várias estratégias vêm sendo desenvolvidas nas universidades para tentar responder essas questões e auxiliar na formação inicial dos estudantes. Dentre elas destacamos o modelo de ensino por investigação. Investigações didáticas mostram que os estudantes desenvolvem melhor sua compreensão conceitual e aprendem mais acerca da natureza das ciências ao participarem de investigações científicas (CARVALHO, 1999). Esse trabalho descreve uma experiência didática com uma turma do curso de Licenciatura em Física da UENF durante a disciplina Estratégia de Ensino II, que objetivou o desenvolvimento de atividades docentes, por parte dos alunos, pautadas no ensino por investigação. Os alunos produziram planejamentos e ministraram aulas sobre tópicos de termodinâmica.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido com um grupo de 15 estudantes e a estratégia estava fundamentada na investigação a partir de dois estudos de casos, explorados utilizando o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O trabalho nesse ambiente virtual é composto por quatro etapas. Inicialmente os estudantes lêem um texto referente ao tema do estudo de caso, e expõem suas idéias sobre o assunto, tentando responder as indagações contidas no mesmo, logo após a leitura. Na segunda etapa são indicados materiais para leitura e um texto é recomendado para a resenha. Na terceira etapa os estudantes fazem uma análise crítica sobre suas leituras e sobre os comentários do professor aos dois primeiros passos e propõem uma solução para os questionamentos iniciais. No EVA a solução do estudo é aprovada ou sua modificação pode ser solicitada. Na quarta etapa ocorre a implementação da solução apresentada pelos alunos. Os textos iniciais utilizados nos dois estudos de caso trabalhados foram:"O Ensino de Física Térmica" e "A Natureza do Conhecimento Científico e o Ensino de Ciências". Após o desenvolvimento desses estudos os alunos planejaram e ministraram aulas sobre os temas: Termômetros, Coletor Solar, Fenômenos Naturais, A Física na cozinha, Dilatação Térmica, Propagação do calor, Máquinas Térmicas.
RESULTADOS:
Um dos primeiros resultados que podem ser destacados são as respostas unificadas. De acordo com que os alunos respondiam as etapas dos estudos de caso, as mesmas eram corrigidas e reenviadas para aqueles que necessitassem fazer correções. Ao final do primeiro passo de cada estudo de caso era confeccionada uma resposta unificada, a partir das idéias dos textos indicados e das respostas dos alunos. Essa resposta unificada era enviada para todos os estudantes e servia como base reflexiva para as atividades das próximas etapas. Analisando toda a estratégia utilizada com esse grupo de estudantes, pode-se enfatizar que o principal resultado desse trabalho foi observado com clareza durante as apresentações em sala de aula, nas quais foram explicitas as inclusões de diferentes elementos do ensino por investigação, discutidos nos estudos de caso. Ao final do curso, pedimos para que os estudantes fizessem uma avaliação da disciplina. Analisando as respostas dos alunos, podemos destacar como principais pontos positivos apontados por eles: o auxílio para trabalhar com conhecimentos que eles já possuíam, tanto na formatação de planejamentos como de aulas mais produtivas; a nova maneira de avaliar e indicações de como lidar com diversas situações durante uma aula.
CONCLUSÃO:
Comparando as respostas dos participantes às questões iniciais, com as descritas ao final do terceiro passo, verificamos um amadurecimento conceitual nas mesmas. As repostas do terceiro passo eram mais elaboradas, com maior fundamentação teórica e mais argumentativas, apontando para um processo de reorganização no conhecimento. A maioria dos alunos se identificou com a utilização do Laboratório Aberto e de Atividades Experimentais Investigativas, sendo que 70% das aulas apresentadas utilizaram essas estratégias. Consideramos que esse tipo de prática pode mobilizar os alunos para a solução de um problema e com isso levá-los a procurar novas metodologias para chegar à resolução do mesmo. Após a análise dos planejamentos e das aulas sobre os temas relacionados à Termodinâmica, concluímos que a implementação de elementos do ensino por investigação ocorreu em níveis diferentes para cada grupo, porém esteve presente em todos os trabalhos. Os alunos aprovaram o modelo de ensino proposto e pretendem utilizá-lo em suas futuras aulas. Concluímos que o estudo do ensino por investigação amplia os horizontes para o trabalho em sala de aula e que seu estudo de maneira interativa e prática pode auxiliar a preencher algumas lacunas existentes na formação de estudantes de licenciatura em Física.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
Palavras-chave: Ensino por investigação, Espaço Virtual de Aprendizagem, Formação de professores.