62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REPRESENTAÇÕES CURRICULARES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACAPÁ
Cleyton Pinheiro Monteiro 1
Paulo Magalhães Monard Nascimento 1
Elisane Menezes de Melo 1
Márcio Romeu Ribas de Oliveira 1
Kátia de Nazaré Santos Fonsêca 1
1. UNIFAP
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa com o tema Formação Profissional em Educação Física na cidade de Macapá tem como questão norteadora a seguinte indagação: qual formação os egressos, dos cursos de Educação Física em questão, terão para a atuação no sistema formal de ensino, e quais paradigmas embasam tal formação? A partir dessa questão-problema desdobram-se outras inquietações: os Projetos Pedagógicos desses cursos de Educação Física prevêem a formação de professor com perfil profissiográfico progressista? As matrizes curriculares aplicadas aos cursos estão estruturadas de modo a instrumentalizar os acadêmicos a uma efetiva prática docente? Qual o discurso do corpo docente atuante nesses mesmos cursos sobre Educação Física escolar e sobre o processo formativo de sua respectiva instituição? Com isso, o objetivo da pesquisa é investigar se os cursos de Educação Física das IES de Macapá estão desenvolvendo um itinerário formativo pautado nos novos paradigmas orientadores da Educação Física Escolar. A relevância do trabalho é constatar que previsão de formação profissional possui esses cursos de Educação Física para atuação no ensino formal e alertar a comunidade acadêmico-científica e comunidade geral sobre a projeção dessa formação para a qualidade do ensino nas escolas do Estado.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo com enfoque qualitativo, de caráter crítico-dialético, baseado numa pesquisa de campo e documental, e tem como locus de alcance quatro IES que possuem curso de licenciatura em Educação Física, na cidade de Macapá. Os sujeitos da pesquisa são dois docentes de cada uma das IES citadas. Para a coleta de dados na pesquisa documental contempla-se a análise dos projetos pedagógicos dos cursos e das respectivas matrizes curriculares. Já com os sujeitos foi utilizada a técnica de aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados coletados ocorreu a partir da construção crítica de um diálogo entre as informações coletadas e o marco teórico previamente estabelecido com suporte básico na Análise de Discurso.
RESULTADOS:
Dos resultados obtidos verificou-se que os Projetos Pedagógicos dos Cursos, das IES, apresentavam conflitos no seu corpo textual entre as áreas do conhecimento classificadas como: área médica e humana. Além disso, as IES particulares apontaram para fortes interesses de mercado, tendo em vista, que a Educação Física no Amapá vem sendo discutida e construída com maior ênfase a partir do ano de 2006 com a criação dos primeiros cursos no Estado. A partir disso, revelou-se, através da análise das matrizes, que os cursos apresentam uma forte influência e vínculo com as Teorias Biologicistas (ciências naturais) e Técnico-Esportistas (esportivas). Em contrapartida, no que se refere às disciplinas Teórico-Críticas (ciências humanas) não se verifica um percentual expressivo de carga horária necessária ao docente para sua atuação na Educação Básica. Doravante, mergulhamo-nos aos discursos dos professores para entender com mais propriedade que formação estava sendo "imposta" aos acadêmicos. Nesse caso foi encontrado um discurso contraditório, uma concepção tradicional de Educação Física, vinculando-a, enfática e tradicionalmente, a saúde, esporte de rendimento, aptidão física e equiparando o professor de Educação Física ao médico.
CONCLUSÃO:
O estudo verificou que os Projetos Pedagógicos dos Cursos, juntamente com as suas matrizes curriculares, somadas a interpretação do discurso dos docentes das IES, de Macapá, não prevêem a formação de professor com perfil profissiográfico progressista, tendo em vista, que apresentam-se com inúmeras contradições, inconsistência teóricas e ainda estão tradicionalmente ligados às questões da área da saúde e dos esportes. Deve-se entender que essa justificativa que outrora legitimava a Educação Física no espaço escolar já não mais consegue dar conta das atuais exigências de uma instituição que se pensa formadora de indivíduos verdadeiramente preparados para a vida em sociedade. Dessa maneira, uma Educação Física Escolar comprometida com a promoção da aptidão física com caráter esportivista deve ser urgentemente repensada. Em contrapartida uma Educação Física vista sob a óptica da cultura do corpo ou cultura corporal de movimento ou do se-movimentar contempla o acervo de movimento humano com sua variável histórica, cultural, técnica e científica e esses conhecimentos relativos às manifestações corporais devem ser repassados para as próximas gerações e experimentados por elas nas suas mais diversas possibilidades.
Palavras-chave: Formação Profissional, Educação Física Escolar, Currículo.