62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ASSISTÊNCIA A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA.
Jackeline Aparecida Leite Oliveira 1
Edméia Campos Meira 1
Maria do Rosário Menezes 2
Andrea dos Santos Souza 1
Alice Almeida Lima 1
Larissa Campos Meira 3
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
2. Universidade Federal da Bahia
3. Faculdade de Tecnologia e Ciencias
INTRODUÇÃO:

O processo de envelhecimento populacional é uma realidade global e que traz consigo uma série de implicações culminando na necessidade do cuidar destas pessoas que a cada dia envelhecem. Atrelado a transição demográfica percebe-se que com o passar dos anos ocorreu modificações no perfil epidemiológico configurando um aumento das doenças crônicas, comuns nas idades avançadas1.  Este fenômeno traz repercussões no contexto saúde-doença do envelhecimento com resultados na utilização crescente das pessoas idosas nos serviços de saúde. Este ao buscar o serviço confronta com situações que dificultam o acesso à assistência, verificando a falta de eqüidade, eficiência e qualidade2. Assim, diante da presente estrutura institucional de saúde, desqualificação e escassez de recursos humanos, materiais e financeiros, requer uma nova forma de agir3. Este estudo objetiva conhecer a opinião do profissional de saúde sobre a assistência prestada à pessoa idosa na atenção básica. A relevância desta  temática estar em obter subsídios no contexto da situação da assistência a pessoa idosa, visando à  sensibilização para a implantação de serviços inovadores e resolutivos, e que respeite os princípios e diretrizes do SUS e das legislações que orientam as  políticas públicas de saúde para a pessoa idosa.

METODOLOGIA:
Trata-se de pesquisa de caráter descritiva, exploratória de natureza quanti-qualitativa, originária do Projeto de Pesquisa: "O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e, percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pessoas idosas". O cenário de estudo foram 4 Unidades de Saúde da Família e 3 Centros de Saúde, no município de Jequié-BA; a coleta de dados aconteceu no período de janeiro à fevereiro de 2010, a partir da aplicação de um formulário constando questões sociodemográficas dos  profissionais de saúde e relativas ao atendimento prestado a pessoa idosa.  Foram informantes do estudo os profissionais da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos de enfermagem), sendo o contingente constituído de 30 profissionais de saúde. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados de natureza qualitativa foi baseada na técnica de análise de conteúdo, e os dados quantitativos apresentados sob a forma de tabelas e gráficos. Este estudo atendeu aos aspectos éticos, conforme o estabelecido na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sob protocolo nº203/2009.
RESULTADOS:
Características sócio-demográficas: 86,6% do sexo feminino; 50% do grupo etário entre 31 à 40 anos. 50% da amostra, constituídos de enfermeiros, 30% de técnicos de enfermagem, 13,3% dentistas e 6,6% médicos. 90% relataram que os idosos conseguem marcar a consulta na Unidade de Saúde com efetividade. O tratamento dispensado na consulta foi representado pelas categorias: Flexibilidade e adaptação as necessidades do idoso; assistência humanizada; intenção de abordagem multidimensional; estímulo a autonomia e independência; informações esclarecedoras; e idoso tratado como "qualquer paciente". 86,6% referem insatisfação na assistência prestada à pessoa idosa devido a problemas estruturais, materiais e humanos. Sugestão para melhoria da assistência aos idosos: profissional de saúde cumprir a carga horária; implementar atividades recreativas , grupos  de convivência e auto-ajuda para cuidadores familiares;  ampliar a oferta  de profissionais de saúde qualificando e capacitando; critérios mínimos de estrutura, processos e resultados com vistas a melhoria  do cuidado; abordagem global, interdisciplinar e intersetorial no cuidado em saúde do idoso; incentivo da comunidade ao controle social garantindo a defesa dos direitos da pessoa idosa; programa específica de Atenção a Saúde do Idoso.
CONCLUSÃO:

 

Mediante os resultados, apresentamos as seguintes constatações: 1- Profissionais de saúde precisam ser capacitados para o desenvolvimento de um cuidado em saúde com natureza gerontogeriátrica junto à população idosa, em contexto de produção de uma velhice ativa com promoção de saúde, bem-estar, segurança e exercício de participação; 2- O Planejamento de Gestão com enfoque para a Saúde do Idoso, deverá ser implementado segundo diretrizes de legislação e indicadores demográficos e de saúde do município; 3- A urgência no cumprimento de preceitos legais que direciona para o Cuidado Integral na Saúde do Idoso; 4-A urgência na implantação e implementação das Redes de Assistência à Saúde do Idoso, com reordenação dos serviços de saúde. Tais fatos nos faz repensar a assistência prestada à pessoa idosa, as lacunas presente no momento de acesso aos serviços de saúde, e a violação dos seus direitos, representados pela violência institucional desencadeado pelos gestores em negligenciar a implementação de Políticas que atendam as necessidades de saúde da população idosa, a começar com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa a qual traz a premissa que a atenção a saúde do idoso terá como porta de entrada a Atenção Básica4.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq.
Palavras-chave: Cidadania do idoso;, Profissionais de saúde; , Assistência a saúde.