62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
IDENTIFICAÇÃO DOS TABULEIROS PRÉ-LITORÂNEOS DO ESTADO DO CEARÁ COM IMAGENS SRTM.
Luiz José Cruz Bezerra 1
Luiz Drude de Lacerda 2
Luís Parente Maia 3
1. Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, LABOMAR - UFC
2. Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR - UFC
3. Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR - UFC
INTRODUÇÃO:
Os tabuleiros pré-litorâneos representam a faixa de transição entre o domínio das terras altas e da planície costeira, moldados nos sedimentos mio-pleistocênico da Formação Barreiras. Sua distribuição é ao longo da linha de costa estando situados na retaguarda da frente marinha, sendo interrompidos pelos estuários dos rios que atingem o litoral. Sua forma de relevo é tabular e é dissecado pelos riachos litorâneos de vales alongados e fundo chato. Penetram cerca de 40 km no interior do continente e tem altitude media de 30 a 50 metros, raramente ultrapassando 80 metros. Muitas vezes, chegam ao litoral, constituindo falésias mortas ou vivas (Souza, 1988). O SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) é um projeto conjunto entre a NIMA (National Imagery Mapping Agency) e a NASA (National Aeronautics and Space Administration). Os produtos do SRTM fazem parte desse conjunto de imagens de radar e se distinguem dos anteriores por serem sensores de visada vertical e lateral, logo são capazes de reproduzir altitudes, trata-se de um modelo digital do terreno, ou seja, representa em três dimensões espaciais o relevo, latitude, longitude e altitude (x,y, z). O uso torna-se cada vez mais freqüente em estudos geológicos, hidrológicos, geomorfológicos, ecológicos, dentre outros.
METODOLOGIA:
A área em estudo está localizada na Região Nordeste do Brasil, precisamente na região costeira do estado do Ceará, delimitada a noroeste pelo estado do Piauí e a sudeste pelo estado do Rio Grande do Norte. E possui aproximadamente 573 km de extensão, conhecida pela sua zona de praia, campos de dunas (móveis e fixas) e falésias. Estas últimas moldadas nos Tabuleiros Pré-Litorâneos. A área abrange 22 municípios, situados no Litoral Oeste (Costa do Sol Poente) e Litoral Leste (Costa do Sol Nascente. Neste estudo a ênfase foi a Zona de Tabuleiros, que com as imagens SRTM tivemos a possibilidade de delimitar. Após a delimitação da área alvo, as imagens SRTM com resolução original de 90m,que a compoem a área foram obtidas através do endereço ftp://e0srp01u.ecs.nasa.gov/srtm/version2/SRTM3/South_America/. Em arquivos com extensão HGT compactados, cobrindo áreas de 1º por 1º no terreno, sendo as mesmas referenciadas por seu canto inferior esquerdo em coordenadas geográficas. O sistema de projeção utilizado é chamado cotidianamente de geográfico e o datum considerado, o WGS84, sendo as altitudes dadas em metros. Os softwares 3DEM e GIS foram utilizados para elaborar os mapas de geomorfologia, hipsométrico, localização.
RESULTADOS:
As imagens resultantes do processamento possibilitaram a extração de diversas feições principalmente drenagens, aspecto do solo e topografia. Aglutinando dados já existentes dos Estuários e as imagens SRTM, resultou na visualização da planície de inundação destes rios. Onde houve um realce topográfico onde as cotas acima de 250 metros fossem mescladas, facilitando a identificação das feições alvo que estão bem abaixo destas cotas. Um perfil topográfico extraído da SRTM no município de Beberibe, litoral Leste, é bem visível a diferenciação de cotas variando de 0 a 80 metros. O sistema de ravinamento proporcionado pelas drenagens é bem caracterizado. Destacou-se a Zona de Tabuleiros, a principal drenagem e a declividade do terreno com relação as curvas de nível, apresentando o caráter plano, sendo uma das características desse tipo de feição. Distingue facilmente a mudança da zona de praia e a de Tabuleiros, esta representada pelas falésias nesse perfil, onde há mudança brusca de cotas com menos de 10 metros do nível do mar para cotas acima de 30 metros. Com esses diferencias, associados a trabalhos de campo delimitou-se a zona de Tabuleiros Pré-Litorâneos. Os Tabuleiros penetram mais de 50 km no continente, o aparecimento no litoral é marcado pelas falésias destacadas principalmente nos municípios de Beberibe e Icapuí, litoral leste.
CONCLUSÃO:
O Uso das Imagens SRTM possibilitaram a identificação de diversas feições geomorfológicas, o uso desta ferramenta associada a outras facilita os trabalhos neste campo de estudos. Essa ferramenta possibilita um leque de possibilidades para quem trabalha com áreas amplas que possuem características bem definidas. A zona de Tabuleiros apresentou abrangência de até 50 km a partir da linha de costa, variando pela região, estando influenciada pela distribuição do embasamento, ou seja, representadas pelas serras e maciços residuais. As zonas estuarinas representados pelos rios distribuídos por toda região costeira tem suas planícies de inundação bem visíveis nas imagens, dando um destaque ao rio Jaguaribe com a maior área de abrangência desta feição. Em sumo, mais uma ferramenta pra auxiliar nos estudos ambientais e geomorfológicos.
Instituição de Fomento: CNPq INCT-TMCOcean - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano.
Palavras-chave: Geomorfologia, Tabuleiros Pré-Litorâneos, SRTM.