62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
AVALIAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NO AÇUDE DOS NAMORADOS, SÃO JOÃO DO CARIRI-PB
Telma Lucia Bezerra Alves 1
Hermes Alves de Almeida 2
1. 1. Graduada em Geografia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
2. 2. Professor Dr. do Departamento de História e Geografia (UEPB) - Orientador
INTRODUÇÃO:
A evapotranspiração refere-se à perda conjunta de água para a atmosfera mediante os processos físicos de evaporação, que ocorre em uma superfície livre ou úmida (solo), mais a transpiração vegetal. A evapotranspiração potencial (ETP), considerada como sendo a chuva ideal, é a demanda de água de uma superfície natural coberta com vegetação, de porte rasteiro e sem nenhuma restrição hídrica. A ETP é, portanto, o mais significativo avanço do conhecimento da umidade climática. Medida direta da evapotranspiração além de ser escassa é de difícil obtenção, pois demanda de instrumento especializado e custa muito caro. Já, a evapotranspiração potencial, pode ser obtida a partir de modelos baseados em leis físicas e/ou através de relações empíricas. Várias teorias relacionam a evapotranspiração real com a ETP, em função da disponibilidade de água no solo. Nas regiões tropicais, a evapotranspiração responde por mais de 60% da demanda de água para a atmosfera, razão pela qual se justifica não somente a sua quantificação, mas à escolha do método de estimativa mais preciso. Objetivou-se estimar os valores da evapotranspiração potencial ou de referência, por diferentes métodos, para as condições do açude dos Namorados.
METODOLOGIA:
A bacia experimental do açude dos Namorados, localiza-se no município de São João do Cariri, latitude 7º 25' S e longitude de 36º 30' W, na microrregião do cariri paraibano, e pertence às Universidades Federais da Paraíba e de Campina Grande. Utilizou-se uma série de dados mensais de temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, a 2m de altura do solo, irradiância solar global e evaporação do Tanque Classe A, coletada em duas estações meteorológicas, sendo uma convencional e outra automática, ambas instaladas no interior da citada bacia. Os valores mensais de evapotranspiração potencial (ETP) ou de referência (ETo) foram estimados, utilizando-se três métodos: Tanque Classe A-FAO, Hargreaves & Samani e Camargo (1971) e ainda o Saldo de Radiação a superfície, como parâmetro e indicador do método mais apropriado para as condições da microbacia. As análises comparativas entre si foram feitas mediante a visualização gráfica e através da diferença dos valores mensais da ETP encontrados por um método em relação ao outro. Os cálculos e às análises estatísticas, como também, às confecções de gráficos, quadros foram feitos, utilizando-se a planilha Excel.
RESULTADOS:
Os principais resultados mostraram que há diferença nos totais médios mensais da evapotranspiração potencial estimados, por cada um dos três métodos estudados. Os valores de evapotranspiração obtidos pelo método de Hargreaves & Samani tendem a serem intermediários em relação aos demais métodos e ocorre de forma quase paralela ao saldo de energia disponível e, portanto, utilizado no processo de evapotranspiração. Quando se compara os valores de ETP determinados pelo método do Tanque Classe A, verifica-se ser a estimativa deles os que apresentaram as maiores variabilidades. Na comparação com o saldo de energia disponível, constatam-se as médias de ETP são bem menores que as de Rn durante os meses de março a junho. Já, de julho a fevereiro ocorre um inverso. Com relação à ETP pelo método de Camargo, verifica-se, em geral, que os valores médios diários foram sempre menores que os estimados pelos dois outros métodos estudados. Embora esse método tenha apresentado tendência de subestimar a evapotranspiração numa média aproximada de 2 mm.dia-1, quando se compara com a quantidade de energia disponível no meio, a curva média diária se mostra bem mais uniforme do que as dos demais métodos.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que há tendências, pelo menos na média, nas quais os valores de ETP estimado pelo método de Hargreaves & Samani, assumem posições intermediárias entre os totais encontrados utilizando-se os métodos do tanque Classe A e Camargo. O método de estimativa de evapotranspiração de Hargreaves & Samani foi o que teve o melhor desempenho em relação aos demais. As frequências dos valores diários de ETP, pelo método do Tanque Classe A, foram sempre maiores que os dos métodos de Camargo e Hargreaves & Samani; os totais diários de ETP estimados pelo método de Camargo foram sempre menores que os estimados pelos dois outros métodos estudados.
Instituição de Fomento: PIBIC/ CNPq
Palavras-chave: Clima,, evapotranspiração,, bacia hidrográfica..