62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
DETERMINANTES DO SEDENTARISMO NA POPULAÇÃO ADULTA DE ALAGOINHAS-BA
Vanessa Araújo Severo 1
Natasha Norena Trabuco Mendes de Jesus 1
Juliana dos Santos Oliveira Victória 1
Valter Abrantes Pereira da silva 2
1. Depto. de Educação, Universidade do Estado da Bahia- UNEB
2. Prof° Ms./ Orientador -Depto. de Educação, Universidade do Estado da Bahia- UNEB
INTRODUÇÃO:
"O sedentarismo é o hábito de não realizar esforço físico ou realizá-lo de maneira insuficiente para a demanda que o organismo exige, não mantendo o equilíbrio entre o consumo energético e dispêndio de energia" (Domínguez, et al.,2009). Encontrando-se atualmente entre um dos males da sociedade moderna trazendo muitas implicações na saúde dos indivíduos. A pesquisa que foi supervisionada pelo Professor Dr. Francisco José Godim Pitanga teve como tema: "Prevalência, Determinantes e Conseqüências do Sedentarismo na População adulta de Alagoinhas-Ba", Fez-se desse trabalho um recorte para buscar compreender os fatores que determinam o sedentarismo, o que leva a população a desenvolver um estilo de vida sedentário. A proposta se dá levando em consideração os malefícios do sedentarismo ao organismo humano, que atualmente é considerado como: "O mal do século". Sabendo-se que esse estilo de vida pode acarretar doenças tanto fisiológicas como psicológicas, é conveniente afirmar que se trata de uma epidemia mundial, que atinge países desenvolvidos e em desenvolvimento, resultando em um grande problema tanto para sociedade, como para saúde pública. Torna-se indispensável uma discussão sobre tal tema.
METODOLOGIA:
A pesquisa pela qual foi realizado o recorte refere-se a uma pesquisa quantitativa, conhecida como modelo de pesquisa hipotético dedutivo, onde a coletas de dados mostrará números (ou informações conversíveis em números) que permitam verificar a ocorrência ou não das conseqüências, e daí ou não a aceitação (ainda que provisória) ou não das hipóteses. O recorte aqui apresentado foi realizado com base em 96 questionários no modelo do questionário QIAF questionário internacional de atividade física, aplicados a pessoas de ambos os sexos, com idade > 20 anos, sendo realizados no domicilio dos pesquisados, onde as perguntas resgatadas por esse recorte se dão em relação aos fatores que determinam a população avaliada a um estilo de vida sedentário.
RESULTADOS:
Dos 96 questionários avaliados encontravam-se 66 pessoas do sexo feminino e 30 do sexo masculino, encontrando-se entre as mulheres 16 ativas e 50 mulheres sedentárias, entre os homens 15 ativos e 15 homens sedentários. Em um total, no geral 32% indivíduos ativos e 68% indivíduos sedentários. O estilo de vida sedentário norteia-se dentro de vários fatores, sendo os mais freqüentes: falta de espaço público destinado à prática de atividade física, segurança, grau de instrução (escolaridade), estado civil, onde todos os fatores citados são essenciais e indispensáveis para a situação encontrada. Nos dados obtidos, 70% das pessoas não praticam atividades físicas por não encontrar: segurança nos espaços públicos ou até mesmo não encontrar tais espaços para a realização das praticas, escolaridade sendo os indivíduos que apresentam o nível de escolaridade mais alto são os mais ativos, os que apresentam estado civil casados se encontram mais sedentários. A escolaridade tem grande relação ao nível socioeconômico e vivendo em um país de desigualdades explicarem esses fatores é extremamente complexo. Os que apontaram ser mais sedentários pelo estado civil casados se dão ao fato de ao casar o tempo reservado à prática de atividade física se alteram e passam a ser destinados a família.
CONCLUSÃO:
Com os resultados obtidos no presente trabalho pode-se concluir que os fatores que determinam o sedentarismo na cidade de Alagoinhas-Ba se dão em torno da falta de tempo, segurança, falta de espaço público, grau de instrução (escolaridade) e estado civil, ou seja, são muitos e bastante complexos. Portanto, faz-se necessário desenvolver políticas públicas aliadas a trabalhos esclarecedores de conscientização para que a população venha a desenvolver um estilo de vida mais ativo, e conseqüentemente promover a saúde. Assim como promover atividades, espaços e segurança para que as práticas de atividades sejam realizadas.
Palavras-chave: Determinantes, Sedentarismo, População.