62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ESTUDO TERMOANALÍTICO DO CAPTOPRIL: PRINCIPIO ATIVO, REFERÊNCIA, GENÉRICO, E SIMILAR.
Francisca Edivania de Morais 1
Elisama Vieira da Silva 1
Sheila Pricila Marques de Souza 1
Márcia Lima da Silva 1
Carlos Alberto Martinez Huitle 1
Nedja Suely Fernandes 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN
INTRODUÇÃO:
O conhecimento das propriedades físico-químicas de fármacos é fator indispensável durante o desenvolvimento de medicamentos. O planejamento racional de uma forma farmacêutica deve, portanto, iniciar com a caracterização do princípio ativo em questão, de modo a otimizar parâmetros de qualidade da forma farmacêutica final. O termo análise térmica refere-se a um grupo de técnicas nas quais propriedades físico-químicas de uma substância são medidas em função do tempo ou da temperatura enquanto a amostra é submetida a um programa controlado de temperatura. A Calorimetria Exploratória Diferencia (DSC) e a Termogravimetria (TG) são as técnicas termoanalíticas mais difundidas e empregadas para o desenvolvimento de diferentes estudos sendo aplicadas a uma grande variedade de materiais farmacêuticos. A aplicação de métodos térmicos de análise, em especial o DSC e a TG tem sido de fundamental importância no estudo de caracterização, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos farmacêuticos. As principais aplicações nessa área têm visado à caracterização de matérias-primas e produtos acabados, a determinação do grau de pureza e a realização de ensaios de estabilidade e cinética de decomposição. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a realizar um estudo termoanalítico do captopril principio ativo, genérico, similar e de referência a partir do uso da Análise Térmica.
METODOLOGIA:
Os medicamentos de referência, similares e genéricos foram adquiridos do comércio local e avaliados utilizando algumas técnicas pertencentes ao conjunto da Análise Térmica, como Termogravimetria/Termogravimetria Derivada (TG/DTG), Análise Térmica Diferencial (DTA) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Os comprimidos inicialmente foram pesados, pulverizados em gral de ágata e tamizados em uma peneira de 100 mesh, acondicionados em frascos de vidro e armazenados em dessecador contendo cloreto de cálcio anidro. As análises foram realizadas no Laboratório de Meio Ambiente e Cimentos do Departamento de Química da UFRN e no Núcleo de Pesquisa em Petróleo e Gás - NEPGN, utilizando um sistema SHIMADZU, modelo DTG - 60, nas seguintes condições: Razão de aquecimento de 10ºC min-1 vazão de 50 mL min-1, atmosfera de nitrogênio e cadinho de a-alumina. As curvas DSC foram obtidas em um equipamento SHIMADZU modelo DSC - 50, capaz de operar da temperatura ambiente a 750ºC, controlado por um microprocessador e nas seguintes condições: Razão de aquecimento de 10ºC min-1 vazão de 50 ml min-1, atmosfera de nitrogênio e cadinho de alumínio. A célula calorimétrica foi calibrada utilizando-se o metal índio de pureza 99,99 % com ponto de fusão 156, 4ºC e DHfus. 6,6 cal.
RESULTADOS:
As curvas TG/DTG dos medicamentos analisados mostram perdas de massa em dois ou três eventos consecutivos. Para o princípio ativo a curva TG mostra que ele é estável até 166,65 °C e seu intervalo de decomposição entre 163,12 e 465,49°C é referente a primeira perda de massa com 94,42%. A segunda perda corresponde a 4,90% entre 465,49 e 714,89°C. A curva TG/DTG do medicamento genérico mostra que ocorre uma perda de massa inicial entre 26,81 e 157,26 °C correspondente a 4,45% sendo referente à desidratação provavelmente de algum excipiente. Entre 157,26 e 380,43 oC a decomposição térmica mostra uma perda de massa de 52,625 % e finalmente entre 380,43 e 594,97 oC uma perda de 33,92%. A curva TG/DTG do similar apresenta um comportamento térmico semelhante ao genérico, no entanto, é observada uma estabilidade térmica até 102,1 °C e temperatura de decomposição térmica final em 588,90 oC. A curva TG/DTG da referência mostra uma perda de massa entre 20,18 e 134,21 °C indicativo da etapa de desidratação, conforme observado no genérico. Na sequência, ocorre duas perdas de massa simultâneas e/ou consecutivas com perda de massa total de 95,79% até 606,56 oC. A curva DSC do princípio ativo apresenta um pico simétrico indicativo do processo de fusão entre 105 e 108 °C
CONCLUSÃO:
As curvas TG/DTG dos medicamentos analisados mostram o comportamento térmico, indicando que o princípio ativo apresenta uma maior estabilidade térmica, inclusive não sendo visualizada a perda de massa referente à presença de água em comparação com o observado para o genérico e a referência. Para as demais perdas de massa, o perfil das curvas é semelhante. A Curva DSC do princípio ativo identificou a temperatura de fusão do captopril em consonância com as informações da literatura.
Instituição de Fomento: Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq), Petrobras.
Palavras-chave: análise térmica, captopril, medicamentos.