62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA DO CÉU PEREIRA FERNANDES NA IMPRENSA NORTE-RIO-GRANDENSE (DÉCADA DE 1930)
Isabel Cristine Machado de Carvalho 1
Manoel Pereira da Rocha Neto 1
Francinaura Maria de Almeida 1
1. Universidade Potiguar
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição da intelectual Maria do Céu Pereira Fernandes na imprensa norte-rio-grandense, na década de 1930. Contribuição essa identificada por meio dos seus escritos nos jornais O Galvanópolis e A República. Justificamos a escolha da década de 1930 porque é nesse período que encontramos vestígios de sua atuação.

METODOLOGIA:

Utilizamos como fonte os registros históricos encontrados nos livros e jornais da época, dentre os quais, destacamos a coleção completa de O Galvanópolis. Na condição de diretora do jornal O Galvanópolis e colaboradora em A República, Maria do Céu Pereira percebe a movimentação na cidade, escreve sobre assuntos que estão na ordem do dia e promove a educação e a formação de opinião de seus leitores e leitoras.

RESULTADOS:

Observamos, no jornalismo, através da direção e produção de artigos publicados em O Galvanópolis e A República, sua preocupação em discutir categorias como: religiosidade, patriotismo, civismo, moral, condição da mulher, cultura letrada e progresso. Citamos os textos: Comunismo, O atestado da religiosidade brasileira, Onde está nosso campo de atividade e Livros. Maria do Céu Pereira Fernandes foi ainda a primeira deputada estadual do Rio Grande do Norte. De sua atuação parlamentar, incluiu o nome de Deus na Constituição e conseguiu a elevação de São Miguel à categoria de cidade.

CONCLUSÃO:

Através de suas práticas de escrita é possível mostrar à contemporaneidade as marcas de uma época de significativas transformações, além de trazer à tona a participação feminina na história da imprensa brasileira através da atuação de Maria do Céu Pereira. Acreditamos que esta pesquisa oferece sua parcela de contribuição à História das Mulheres no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte. Diante da sua atuação, buscamos produzir a escrita desta história.

Instituição de Fomento: Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) - Universidade Potiguar.
Palavras-chave: Mulheres jornalistas, Práticas de escrita, Educação.