62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Emprego versus Salário: a PERCEPÇÃO dos funcionários da Iguana Factoring Fomento Mercantil Ltda
Andrea Kaliany da Costa Lima 1
Glêdson Kennedy da Silva 2
Hudson do Vale de Oliveira 3
Ana Karina dos Santos Souza Queiroz 1
Jacinta de Fátima Martins Malala 4
1. Mestranda da Universidade Potiguar - UNP
2. Graduando de Administração - UERN
3. Mestrando da Universidade Estadual de Maringá - UEM
4. Profa. Depto. de Administração - UERN
INTRODUÇÃO:

As organizações vêm sofrendo sérios desafios tanto de natureza ambiental quanto organizacional inseridas no contexto da globalização, da evolução, das comunicações, do desenvolvimento tecnológico e do acirramento da competitividade. Por isso, acredita-se que por meio das pessoas as organizações poderão superar esses obstáculos. As pessoas não devem ser vistas mais como meros recursos, mas como parceiras, colaboradoras da organização. A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos funcionários da Iguana Factoring Fomento Mercantil Ltda sobre a questão do trabalho desenvolvido versus o salário recebido pela atividade desempenhada.

METODOLOGIA:
Segundo Roesch (1999), esse trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa-ação, pois procura definir e buscar soluções para os problemas organizacionais da empresa em estudo. Utilizou-se, no embasamento teórico, de pesquisa bibliográfica com autores que discutem o tema, como: Dutra (2002), Gil (2001), Marras (2000), Milkovich e Boudreau (2000), Ribeiro (2005). O tipo de pesquisa utilizado é de natureza quantitativa com intuito de captar dados relevantes sobre a percepção dos funcionários. A pesquisa é censitária abrangendo todos os participantes que exercem atividades de auxiliar de escritório, totalizando 15 participantes. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas, sendo que para as perguntas fechadas adotou-se uma escala de satisfação com as seguintes opções: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito.
RESULTADOS:
De acordo com os dados obtidos, 27% dos funcionários acreditam que a organização considera seu trabalho muito importante, ou seja, estão muito satisfeitos, enquanto que 40% afirmaram ser o trabalho que desempenham é considerado pouco importante (pouco satisfeito). Pode-se observar, através desses resultados, que na percepção dos funcionários a organização não está dando a devida importância ao trabalho que é desempenhado por eles. Quando se avaliou a satisfação ao trabalho realizado, 40% dos funcionários afirmaram estarem satisfeitos com o trabalho que desempenham. Com relação ao salário, verificou-se que 46% dos funcionários afirmaram estarem muito satisfeitos com os salários que recebem, enquanto que 40% mostraram-se insatisfeitos. A questão dos salários, porém, sempre é muito relativa, pois às vezes a necessidade ou o simples fato de se desejar possuir algo pode gerar uma insatisfação com o salário recebido. Observa-se que embora a empresa não reconheça o trabalho desempenhado pelos seus funcionários os mesmos estão satisfeitos com o trabalho que realizam na organização. Essa satisfação pode está atrelada a uma boa distribuição das atividades existentes na organização. Ou seja, a maioria dos funcionários está desempenhando suas tarefas de acordo com suas competências.
CONCLUSÃO:

Portanto, a organização deve mobilizar, envolver e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades para que as mesmas desempenhem suas funções adequadamente tornando-as satisfeitas sobre os aspectos aqui considerados. Mas acredita-se que a empresa analisada deve alterar seus conceitos e mudar algumas práticas de gestão de pessoas. Possivelmente isso se concretize com maior facilidade com uma política de gestão estratégica de pessoas mais intensa e presente.

Palavras-chave: Emprego, Salário, Satisfação.