62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MANUAL DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Adriana Silva de Macedo 1
Auriana Serra Vasconcelos 1
Ismilinda Lino da Silva 1
Thiago Coutinho Medeiros 1
Maria da Conceição Tavares Cavalcanti Liberato 1
1. Universidade Estadual do Ceará / UECE
INTRODUÇÃO:
Após o MEC definir na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB que o ensino médio faria parte de educação básica, o mesmo foi reformado em seus Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) onde foram incentivadas novas metodologias. Com estes novos PCNEM's, o governo para área da química tem investido na implantação e ampliação de laboratórios de química nas escolas. Mas nem sempre há uma orientação correta para a construção (ambientalmente correta), montagem (organização e disposição de equipamentos, vidrarias, reagentes) e manutenção (etiquetagem, descarte de recipientes vazios) dos mesmos, assim como para a aplicação adequada de regras e condutas para a prevenção de acidentes. Isso faz com que estes recursos não sejam utilizados da melhor maneira. Pensando nisso foi criado o manual de práticas de laboratório de química, ao qual possui inúmeras práticas para o ensino médio que podem ser realizadas conforme preferência do professor e disponibilidade de recursos pela escola. O manual tem por objetivo servir como auxilio à escola, aos professores e possibilitar ao aluno do ensino médio a aprendizagem de regras de comportamento e a utilização das mesmas para a segurança individual e coletiva, além de uma melhor compreensão do ambiente laboratorial.
METODOLOGIA:
O manual foi dividido em introdução, práticas e apêndice. A introdução consta de listas e textos explicativos dos seguintes assuntos: regras de segurança individual e coletiva, procedimentos em caso de acidentes, equipamentos para o laboratório e de segurança, vidrarias, reagentes, construção do laboratório, gerenciamento de resíduos, e manutenção do laboratório. Estas listas foram organizadas em três itens 1 - criação e montagem de um laboratório de química; 2 - regras e condutas; 3 - manutenção e gerenciamento de resíduos. As práticas foram subdivididas em 3 módulos correspondentes aos 3 anos do ensino médio. Foi abrangido todo o cronograma do ano letivo, havendo pelo menos duas práticas por tema apresentado na aula. Uma das práticas deve ser feita em laboratório e outra a ser aplicada na sala de aula, como aula vivencial. Todas as práticas vêm com um embasamento teórico. O apêndice consta de experiências de temas correlacionados à química. Haverá uma fase de pesquisa, onde se avaliará a compatibilidade com o tema, atração e viabilidade das práticas. Antes da publicação o manual será revisado por professores de química, do ensino médio e universitário para certificação do embasamento teórico e das práticas.
RESULTADOS:
O manual possibilitará o auxílio necessário aos professores e alunos antes, durante e após as aulas práticas, contribuindo para uma aprendizagem simplificada, objetiva e dinâmica da química. O aluno poderá pôr em prática não só o aprendizado de química, mas as várias outras disciplinas como português, através da interpretação de textos e resultados, matemática na utilização da lógica e a estatística. Também poderá praticar suas características pessoais trazidas do ambiente em que vive por meio do trabalho em grupo, a criação de responsabilidade, cuidado com os objetos do laboratório, aplicação da ética na preparação de relatórios e a responsabilidade ambiental e social com o gerenciamento de resíduos químicos. Futuramente pretende-se fazer uma pesquisa comparativa para avaliar o quanto o manual auxiliou as escolas. Este questionário conterá algumas perguntas que valerão pontos, e que ao final, cada escola terá uma nota total que lhes conferirá o grau de colaboração do livro à escola, aos professores e aos alunos, além, de uma média geral. Os graus de colaboração serão: ruim, regular, bom, e excelente, possuindo, cada um destes valendo um mínimo e máximo de pontos.
CONCLUSÃO:
O manual de práticas de laboratório de química surge como material de auxílio e orientação à disciplina de química, às escolas e aos professores através da contextualização. Serve como auxílio os alunos no entendimento das aulas de química através do incentivo à interdisciplinaridade. Ajuda a descrever a noção de cidadania por meio do aprendizado da responsabilidade ambiental e ética.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Práticas, Ensino Médio, Laboratório de Química.