62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
"CORAÇÃO PET": A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE SUCATA (PIBID/BIOLOGIA/UFS/ITABAIANA)
Simone Marcela dos Santos Souza 1
Iris Rianne Santana Alves 1
Fernanda Tatiane dos Santos Reis 1
Lívia Maria de Jesus Santos 1
Paulo Sérgio Maroti 1, 2
1. Departamento de Ciências Biológicas, Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS
2. Prof. Dr./ Orientador
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) tem dentre seus objetivos principais auxiliar, por meio de ações educativas promovidas por graduandos dos cursos de licenciatura, na melhoria do ensino básico além de estimular a formação/capacitação de futuros professores. Considerando-se que o Ensino de Ciências ao ser trabalhado de forma tradicional acaba sendo visto, tanto pelo aluno como pelo professor, como entediante. O PIBID/BIOLOGIA/UFS/ITABAIANA, utilizando-se das idéias associadas à "transposição didática" e das novas tecnologias para o ensino de Ciências, buscou a aproximação entre o conhecimento científico e o escolar, de modo a estabelecer a ligação entre o conteúdo abordado e a realidade dos alunos. De acordo com MARANDINO (2004), a "transposição didática" refere-se à transformação de um objeto de saber em um objeto de ensino. No caso dessa pesquisa, foi produzido material didático intitulado "Coração - Pet", utilizando-se de materiais alternativos como garrafas Pet e canos PVC (custo zero), visando auxiliar aos professores que lecionam em escolas sem mínima estrutura de laboratórios a construírem seus materiais didáticos e ao mesmo tempo, estimular a capacidade de estabelecer relações entre teoria e prática como conteúdo escolar.
METODOLOGIA:
A fim de alcançar os objetivos e mostrar de forma lúdica aos alunos de uma turma do 8° ano do Colégio Estadual Murilo Braga do município de Itabaiana/SE, o que ocorre com veias e artérias de pessoas com hábitos alimentares de risco e suas consequências para saúde, foi construído o "Coração-Pet" e um esquema de veias e artérias com materiais alternativos como garrafas Pets e canos PVC. As aulas foram desenvolvidas em cinco (5) fases: 1ª fase - perguntas iniciais relacionadas referentes ao conteúdo do sistema circulatório e o cotidiano dos alunos e de suas famílias. Buscou-se o entendimento dos conhecimentos prévios referente ao assunto e das patologias causada pela má alimentação; 2ª fase - no laboratório de ciências da escola, os alunos puderam visualizar e comparar um coração bovino com o coração humano e visualizaram também um pulmão humano (ambos disponibilizados pelo Laboratório de Anatomia/UFS); 3ª fase - a apresentação do "Coração-Pet", onde os alunos puderam observar e manusear as diferentes partes constituintes do coração e relacioná-los com material vivo; 4ª fase - apresentação de vídeos que abordavam os assuntos discutidos anteriormente; 5ª fase - os alunos foram submetidos a questionário Pós Atividades Práticas (PAP), visando à avaliação da assimilação dos conteúdos.
RESULTADOS:
Os modelos utilizados, tanto os naturais como os artificiais (Coração-Pet), ao serem apresentados aos alunos da referida série, geraram grande curiosidade além de instigarem à participação e entendimento de suas partes e fisiologia. Tal fato pode ser confirmado a partir dos questionamentos Pós Atividades Práticas (PAP) a respeito do que cada parte do material representava. As respostas acertadas dos alunos provocaram relativa surpresa, tanto aos alunos bolsistas PIBID como ao professor da disciplina, uma vez que o assunto é considerado como de relevante dificuldade no aprendizado devido à sua abstração e falta de atividades didáticas-práticas nas escolas locais. No PAP também ficou evidente a assimilação correta quanto aos diferentes órgãos, como o caso dos átrios, ventrículos, válvulas e suas funções na fisiologia humana. Quanto ao pulmão, acoplado ao "Coração-Pet", os alunos tiveram maior dificuldade em identificar suas partes como os alvéolos pulmonares e adequarem à circulação. Os resultados do PAP evidenciaram maior dificuldade dos alunos, uma vez que os alunos não conseguiram responder satisfatoriamente os itens ligados aos pulmões e sua relação com a circulação.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados, consideramos que os materiais estruturados para as aulas que focam assunto de grande complexidade, mostraram-se eficazes no processo de ensino-aprendizagem de alunos da série trabalhada. Pode-se observar também a importância para as aulas de ciências do uso de um modelo didático-prático (Coração-Pet) diante da dificuldade encontrada por muitos professores em tornar suas aulas mais dinâmicas auxiliando na explanação do conteúdo em conjunto com o livro didático, a preço zero, utilizando-se de sucata. Isso pode ser observado durante a aplicação do material e também nas respostas no PAP quanto ao conteúdo. Comprovou-se através do contato com o professor da disciplina a maior desenvoltura dos educandos durante as atividades didáticos-práticas e a importância de se trabalhar com a "transposição didática" para o ensino de ciências, principalmente em regiões onde muitas vezes professores não contam com recursos didáticos avançados e a linguagem, regionalizada, torna difícil o uso de material didático, totalmente desregionalizado. Portanto, tem sido considerado pelo PIBID/BIOLOGIA/UFS/ITABAIANA relevante a associação entre teoria e prática, onde nas atividades propostas, o trabalho une os conteúdos exigidos nos currículos e a idéia da formação do cidadão crítico.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Material-Didático, Transposição Didática, Ensino de Ciências.