62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O DIRECIONAMENTO AO CULTIVO DE SUBSISTÊNCIA
Davina Camelo Chaves 1
Antonio José Dias Vieira 1
Ivaldo José da Silva 1
Thaylan Pinheiro Araújo 1
Maria José Correia Moreno 1
1. Instituto Federal de educação, Ciências e Tecnologia Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:

A produção do lixo resultante da atividade diária do homem é algo preocupante nos dias atuais, pois os resíduos gerados implicam no comprometimento do meio ambiente. A demanda cada vez mais crescente de energia leva a um aumento nas atividades industriais e conseqüentemente no consumo da população que passa a produzir mais lixo que necessita de manejo adequado quanto a sua destinação, com isso a utilização do uso da compostagem visa à produção de adubo livre de agentes químicos que agridam o meio ambiente e a criação de uma alternativa sustentável pelo controle e inserção dos resíduos orgânicos. Diante do exposto, vale ressaltar que a técnica proposta possibilitará cada vez mais a viabilização de fonte de pesquisa de enorme importância para o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca e demais instituições, seja públicas ou privadas, ressaltando-se que na região, o projeto irá possibilitar apoio às pesquisas direcionadas ao cultivo de espécies vegetais como matéria prima na produção de biocombustíveis, espécies de plantas medicinais, entre outros, interagindo com o real potencial da flora local e com a preservação do meio ambiental.

METODOLOGIA:

Iniciou-se o processo da compostagem com a escavação de duas valas e sua impermeabilização, denominando-os em Experimento I e II. A matéria orgânica foi recolhida no mercado, nas feiras e nos currais. Posteriormente, efetuo-se a trituração, a pesagem e a distribuição diferenciada nos respectivos experimentos. Os procedimentos foram dispostos através das técnicas em camada e misturas, que foram depositadas nas respectivas valas. O processo I foi coberto com uma lona e depositado nas referidas valas, enquanto o procedimento II não sofreu processo de cobertura, em seguida, praticou-se a irrigação, aeração, a verificação do potencial hidrogeniônico, e o teste da umidade. A finalização consistiu na medição da temperatura dos experimentos e para a comprovação da eficiência do composto obtido realizou-se o seguinte procedimento: adquiriu-se 24 sementes de feijão e seis sacos de polietileno separando-os em três grupos A, B e C, na qual foram adicionadas quatro sementes em cada muda. No grupo A, as mudas receberam o composto produzido, enquanto no grupo B foi adicionado NPK e no grupo C foi acrescentado esterco. Após as etapas de reprodução das mudas, acompanhou-se o desenvolvimento das plantas, medindo-se o fuste e utilizando-se de recursos como máquinas fotográficas.

RESULTADOS:

Como resultado, houve uma diferenciação nas características físicas e químicas nos experimentos I e I. No processo I, verificou-se uma diversificação de cores e ao fim do terceiro mês, o composto apresentou cor esverdeada, com excesso de umidade, aspecto pastoso, processo de decomposição lento, forte odor, baixa temperatura e pH 8,0. O produto final não se mostrou homogeneizado devido à ausência de aeração do material. O experimento II apresentou diversas tonalidades e após uma semana verificaram-se mudanças significativas, como: rápido processo de decomposição, pouco odor e umidade estável. No fim do terceiro mês observou-se, total homogeneização do composto com características físicas semelhantes à terra humificada, temperatura ambiente e pH 5,0. Para verificar o potencial do composto, foi necessária a reprodução de sementes de feijão e, segundo dados da literatura, a germinação deveria ocorrer em dois dias. O plantio foi idealizado para observar a germinação, utilizando o composto II, o N.P.K. e o esterco, onde as sementes foram divididas em três grupos A, B e C, e em triplicatas. Por conseguinte, verificou-se uma maior eficácia nas mudas do grupo A e B, contendo adubo orgânico e esterco, respectivamente, e as mudas do grupo C, N.P.K) não se desenvolveu no período esperado.

CONCLUSÃO:

A proposta inicial deste trabalho foi diagnosticar a situação atual da reciclagem da matéria orgânica utilizada na região e levantar questões importantes sobre a preservação do meio ambiente, a fomentação do produto formado para agricultores locais e a disseminação prática/teórica que estar em acordo com as normas de legislação do projeto de curso da Instituição na área dos Biocombustíveis. A realização do processo de compostagem resultou na obtenção de 02 (dois) compostos I e II. A metodologia utilizada para o composto I, não permitiu a técnica de aeração e irrigação, enquanto o composto II foi irrigado e arejado. Logo, os produtos obtidos apresentaram aspectos físicos e químicos diferenciados. Portanto, o composto II apresentou característica em acordo com os dados da literatura e, para avaliar o seu potencial como fertilizante, em relação ao N.P.K e ao esterco bovino, o composto foi submetido a reprodução de mudas de sementes de feijão para verificar a germinação da mesma, resultando numa melhor qualidade e menor tempo de germinação em relação aos demais fertilizantes citados.

Palavras-chave: Compostagem, Educação Ambiental, Germinação.