62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
ESTÍMULOS SENSORIAIS NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO.
Marcos Vicente da Silva 1
Fábio Torres Cunha 2
1. Escola Municipal Prefeito José Alberto de Lima - CAIC
2. Prof Me/Orientador - Depto. Pós - Graduação de Neuropsicologia - Faculdade ESUDA
INTRODUÇÃO:

O ensino aprendizagem da natação para crianças e jovens com transtorno global de desenvolvimento na Escola Municipal Prefeito José Alberto de Lima, tem como objeto de estudo, investigar a influência de estímulos visuais, a fim de auxiliar na formação de memória visual. Estímulos cinestésicos e proprioceptivos, abordando aspectos psicomotores para construção da imagem e esquema corporal propiciando a formação de memória cinestésica. Estímulos auditivos através de orientações e incentivos verbais propiciando uma relação de segurança e motivação. Tais estímulos sensoriais e vivências corporais integradas e seqüenciadas em tarefas simples propiciam a formação e consolidação de memórias motoras, cognitivas e afetivas, favorecendo aquisição de habilidades mais complexas.

METODOLOGIA:
A pesquisa de campo adota o método dialético. Divide-se em etapas e momentos de desenvolvimento. A primeira etapa reúne dois grupos (experimental e controle) de alunos com quatro indivíduos, com perfis semelhantes. Os instrumentos de avaliação são compostos por: a) material iconográfico e áudio visual, b) filmadora, c) câmera fotográfica, d) relatórios, e) depoimentos dos pais ou responsáveis, f) avaliação das habilidades aquáticas. Quanto aos ambientes: 1) Piscina com 25m de comprimento, por 12,5 m de largura e 0,60m de profundidade na parte rasa e 1,60 na parte funda, 2) quadra esportiva, 3) sala de aula. Quanto à estratégia, no primeiro momento, a avaliação inicial dos grupos, aplica-se o teste de habilidades aquáticas. No segundo momento, o grupo experimental é submetido aos estímulos visuais em casa e nas aulas. As atividades psicomotoras (jogos e brincadeira) e as aulas de natação serão em momentos diferentes para os dois grupos. O tempo é de 50' minutos, dois dias alternados na semana, durante os meses de março à junho de 2010. A segunda etapa corresponde ao acompanhamento e avaliação, bem como a análise e resultados parciais dos dados. Na terceira etapa, avaliação final dos dados e resultados da pesquisa.
RESULTADOS:
Observações empíricas em 2009 mostraram que dos 17 alunos surdos de natação com idade entre 10 a 13 anos, (dentre estes, dois apresentavam déficit intelectual moderado, um deste apresentava déficit motor) 15 alunos não sabiam nadar e dois deslocavam 5m. Em setembro, passaram a visualizar vídeos de pessoas nadando, além das aulas de natação duas vezes na semana, duração de 45' minutos. Após período de um mês, seis alunos atravessaram 12,5m, nove alcançaram 5m e dois conseguiram realizar a respiração e flutuação ventral, duas semanas após essa avaliação, apenas quatro alunos não atravessaram os 12,5m. Completado dois meses, cinco alunos aprenderam a saltar e nadar 25m sem parar, dez nadaram 15m e dois alunos nadaram 6m. No final de novembro, dois alunos conseguiram nadar 10m. Considerando a média de tempo para crianças e jovens, mesma faixa etária, sem déficit aparente que não sabe nadar, aprender e deslocar-se 25m sem parar, variam entre dois meses e meio a quatro meses. Os resultados superaram a média de tempo, os avanços significativos de dois alunos com déficit intelectual moderado na aprendizagem foi favorecidos pela motivação dos colegas e as estratégias didáticas.
CONCLUSÃO:
A quantidade e a qualidade de estímulos potencializando a motivação são variáveis imprescindíveis no processo de aprendizagem. Os paradigmas da neurociência e neuropsicologia ao qual se fundamenta este trabalho têm contribuído nos últimos anos para o fomento de práticas pedagógicas mais apropriadas para o sucesso da aprendizagem. Crianças e jovens surdos diferem das crianças e jovens com transtorno global de desenvolvimento, entretanto, há perspectivas favoráveis nesta proposta e o desejo de unir-se a outras na área de educação, especificamente Educação Física a fim de contribuir com o debate entre os paradigmas da Educação, Sociologia e Saúde.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho - Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte.
Palavras-chave: Estímulos, percepção, motivação.