62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
SAÚDE E AMBIENTE: UM ESTUDOS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DO CEMITÉRIO DO RESIDENCIAL PARAÍSO - SÃO LUIS/ MA.
Márcia Fernanda Pereira Gonçalves 2, 1
Rita Ivana Barbosa Gomes 2, 1
Ildoana Paz Oliveira 1
Ozelito Passidônio de Amarante Júnior 3
1. Instituto Florence de Ensino
2. Universidade Federal do Maranhão
3. IFMA
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO

Os impactos ambientais causados por cemitérios se tornaram nas últimas décadas objeto de estudo de diversos pesquisadores, onde essa problemática pode ser considerada em vasto campo de analise entre a saúde e o meio ambiente. A eliminação de necrochorume através da decomposição dos cadáveres pode ser apontada como uma fonte em potencial de contaminação das águas subterrâneas, causando a proliferação de diversas doenças como cólera e tifo. A elaboração de estudos se faz fundamental na fase de planejamento das necrópoles, pois como pode ser observado esses ambientes são verdadeiros exemplos da relação saúde e ambiente. O cemitério escolhido como estudo de caso está localizado na comunidade Residencial Paraíso. Foi construído há cerca de 10 anos, e se tornou objeto de analise devido a utilização da água do lençol freático através da perfuração de poços por moradores da região, que constantemente relatam surtos de diarréia e vômito. O estudo tem como objetivo confirmar se essa incidência de determinadas doenças está relacionada a contaminação através do necrochorume.

 

 

 

 

METODOLOGIA:

METODOLOGIA

Para a realização do estudo foi utilizado o método hipotético-dedutivo, onde foram executados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão de material bibliográfico; levantamento e analise de materiais cartográficos; observando o crescimento da malha urbana em direção ao cemitério; trabalhos em campo bimestrais, com coleta de dados pluviométricos, de temperatura do solo, e taxa de infiltração; entrevistas informais com moradores locais; analise de contaminantes nas águas subterrâneas; documentação fotográfica; elaboração de relatórios bimestrais.

RESULTADOS:

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O Cemitério do Residencial Paraíso foi construído numa área relativamente distante da malha urbana do município de São Luis, com uma predominância de sítios e chácaras. Ao longo de uma década as imediações da área sofreu com um intenso processo de ocupação desordenada, onde a população cresceu consideravelmente nos últimos anos.  No entanto alguns estudos prévios para a instalação da necrópole não foram efetuados, o que desencadeou diversos problemas ambientais, onde merece destaque a contaminação do lençol freático através do necrochorume, líquido fétido e com a coloração marrom, oriundo do processo de decomposição dos corpos. As faces geológicas da área auxiliam esse processo de contaminação, onde a taxa de infiltração do solo se torna facilitada pela pedologia altamente vulnerável, com predominância da série barreiras, rica em silte e argila. Outro fator que agrava a problemática são so sepultamentos efetuados em covas inseridas diretamente no solo, havendo assim a contaminação direta no lençol freático. As coletas de dados pluviométricos, de temperatura e principalmente infiltração do solo auxiliam no entendimento do agravamento desses processos e da relação dessa contaminação com a incidência de doenças nas adjacências do cemitério.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÃO

Os cemitérios devem ser observados como fontes potencialmente poluidoras, principalmente no que se refere às águas subterrâneas. Esse processo de contaminação pode afetar diretamente a saúde humana, principalmente em áreas que não possuem saneamento básico. A incidência de casos de diarréia e vômito pode estar diretamente associada ao consumo da água contaminada através do necrochorume oriundo do cemitério. Deve ser enfatizado que surto de outras doenças como cólera e tifo podem acontecer nas adjacências, pois o consumo da água acontece diretamente sem tratamento adequado. Os estudos efetuados no cemitério do Residencial Paraíso têm como principal foco relacionar os processos de contaminação com a saúde da população, traçando um paralelo entre a complexa relação entre saúde e meio ambiente.

Instituição de Fomento: Instituto Florence de Ensino/ UFMA
Palavras-chave: Impactos ambientais., Cemitérios, Necrochorume.