62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO QUÍMICO DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE PEPEROMIA OBTUSIFOLIA
Luciano Stevanin 1
Daiane Santana Souza 1
Jonas da Silva Mota 2
Claudia Andrea Lima Cardoso 3
Maysa Furlan 4
Guilherme Julião Zocolo 4
1. Departamento de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
2. Prof. Dr./Orientador - Curso de Química - UEMS - Dourados/MS
3. Profa. Dra. Curso de Química - UEMS - Dourados/MS
4. Departamento de Química - IQ/UNESP - Araraquara/SP
INTRODUÇÃO:
Peperomia obtusifolia, ou Baby Rubber Plant, é nativa da América tropical e sul da Flórida e pertencem à família Piperaceae. A maioria das espécies de Peperomias apresentam folhas providas de tecidos especializados em reservar água. Esse tecido pode variar em espessura, determinando maior ou menor suculência a folha. Algumas delas apresentam elevado grau de suculência. Há relatos de usos medicinais atribuídos a algumas espécies, incluindo atividade antiasmática, antiinflamatória, analgésica e antibacteriana, para o tratamento da esterilidade, e tratamento de úlcera gástrica. A espécie Peperomia Obtusifolia mostra ocorrência desde o nordeste do México até América do Sul. Este trabalho tem por objetivo analisar o óleo essencial das folhas da espécie Peperomia obtusifolia.
METODOLOGIA:
O óleo essencial foi extraído das folhas através da hidrodestilação utilizando aparelho do tipo Clevenger, por quatro horas. Com o óleo essencial obtido foi preparada uma solução em hexano (1000 µg/mL). Este foi analisado empregando um cromatógrafo a gás acoplado ao espectrômetro de massas. A identificação dos constituintes voláteis foi feita por comparação dos índices de retenção (IR) com os existentes na Literatura, análise dos espectros de massas e por comparação com a biblioteca de dados do equipamento (NIST/02 com 147.198 espectros). Os IR foram calculados usando uma série homóloga de n-alcanos (C8 a C22).
RESULTADOS:
Foram identificados de 38 diferentes compostos no óleo essencial das folhas de Peperomia obtusifolia. Entre os compostos majoritários estão: dimetil-acetal-benzaldeído (1,85%, IR 1112); 2-(E)-6-(Z)-nonadienal (1,49%, IR 1155); valeranona (1,44%, IR 1675); 8-epi-dictamnol (1,19%, IR 1380); artemísia álcool (1,01%, IR 1083); camphor (0,98%, IR 1148); o-tolualdehyde (0,85%, IR 1066); aristolone (0,78%, IR 1762); fenchone (0,76%, IR 1087); 3-(Z)-nonen-1-ol (0,75%, IR 1157). Estes compostos foram comparados com os encontrados na literatura para as espécies Peperomia blanda e Peperomia rupestris. A espécie Peperomia rupestris teve apenas dois compostos em comum ((Z)-B-ocimene 3,13%; (E)-B-ocimene 1,39%) com Peperomia obtusifolia. A Peperomia blanda não apresentou nenhum composto presente em Peperomia obtusifolia.
CONCLUSÃO:
A análise do óleo essencial resultou na identificação de 38 diferentes compostos, sendo majoritário o composto dimetil-acetal-benzaldeído. A espécie Peperomia obtusifolia não apresenta similaridade de composição com Peperomia rupestris e Peperomia blanda.
Instituição de Fomento: FUNDECT - UEMS
Palavras-chave: Peperomia obtusifolia, Baby Rubber Plant, Óleo Essencial.