62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
Alexandra do Nascimento Cassiano 1
Elda Medeiros Reinalde 1
Ildone Forte de Morais 1
1. UERN
INTRODUÇÃO:
A territorialização como um instrumento utilizado na prática da saúde pública, gera subsídios para elaboração de estratégias em saúde, através do mapeamente das áreas de abragência da Saúde da Família, fornecendo informações aos gestores públicos sobre as condições referentes a qualidade de vida da população, os quais em posse desse conhecimento irão elaborar o plano de estratégia de saúde da família. Essa perspectiva de atuação, tem base nas ações de vigilância em saúde, possibilitando aos profissionais de saúde compreender a dinâmica que envolve o meio onde se estabelece o processo saúde/doença. Tal conduta visa a execução dos principios norteadores do SUS, quais sejam, integridade, equidade e descentralização. Essa pesquisa tem como propósito, conhecer a realidade apartir da demarcação territorial da área de abrangência da Estratégia da Saúde da Família-ESF, com a construção de mapas que permitam a identificação dos diversos elementos presentes no contexto social. Por meio da elaboração desse instrumento, foi possível evidenciar as necessidades e problemas da comunidade, fato que promove a criação de ações específicas e singulares a cada local, trazendo a tona o movimento de substituição do modelo curativista pelo preventivista.
METODOLOGIA:
O presente trabalho de pesquisa trata-se de um relato de experiência, proposto aos alunos do terceiro período de Enfermagem como atividade de iniciação científica, dentro da disciplina Epidemiologia e Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, sendo realizadas duas visitas de campo para reconhecimento e identificação do território de abrangência correspondente a ESF do Bairro Castelo Branco, localizado no município de Caicó/RN. Para viabilizar a aproximação com a comunidade local, contou-se com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS, além da orientação didática e metodológica dos professores responsáveis pela disciplina, e o embasamento teórico colocado nas referências bases das aulas expositivas e das discurssões em sala de aula. As informações foram coletadas com a utilização de diario de campo e registro de imagens fotográficas das áreas que oferecem risco a saúde, instrumentos sociais e condicionantes relacionados à qualidade de vida da população, para posterior esquematização e mapeamento.
RESULTADOS:
A partir da experiência/vivência, foi possível a utilização e operacionalização da territorialização, para a obtenção de informações e formulação de diagnósticos sobre as reais condições de vida e da situação de saúde da população, comtemplando dessa forma a inter-relação entre os diversos elementos de carácter social, econômico, cultural, ambiental, modos de produção e reprodução social, estruturais e demográficos, oa quais exercem influência direta ou indireta na dinâmica do processo saúde/doença dos indivíduos e da coletividade. Além disso, esta atividade se constitui como uma ferramenta fundamental no planejamento estratégico das ações de vigilância em saúde. Partindo dessa constatação, compreende-se que tal prática se faz efetivamente útil e necessária diante do constante fluxo de transformações estabelecidas entre indivíduo e/ou coletividade com o ambiente,e consequentimente no processo de adoecer dos sujeitos socias, uma vez que no modelo de assistência à saúde preconizado pelo SUS, os problemas e agravos à saúde, bem como a própria condição de saúde da população estão ligados ligados ao território, necessitando de ações específicas ao contexto de cada situação.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, pode-se dizer que o instrumento de territorialização é de extrema importância para uma saúde pública de qualidade, afinal tomando-se por base este, pode-se verificar as problemáticas e dificuldades vividas por cada população, dessa forma, as intervenções são direcionadas de maneira a atender as necessidades da comunidade. Deve-se ressaltar ainda, que sua funcionalidade quanto representação esquematizada da realidade, sofre constantes alterações e modificações em função da própria dinâmica social, possibilitanto salientar a condição de atenção integral à saúde e vigilância da saúde na perspectiva de utilização das informações que constam no mapeamento e processo de territorialização.
Palavras-chave: Saúde pública, Estratégia saúde da família, Vigilância em saúde.