62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A PERCEPÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ALUNOS DO CURSO DE TURISMO.
Ana Matilde Vasconcelos do Nascimento 1
Marinalva da Silva 1
Wellington Medeiros de Araújo Vaz 1
Wayne Thomas Enders 1, 2
1. Depto. de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:

O presente estudo trata do nível da percepção social dos estudantes universitários, com ênfase aos alunos do Curso de Turismo, a respeito do conjunto das desigualdades sociais numa sociedade capitalista madura, onde há uma monopolização de atores hegemônicos por uma parte da sociedade, na qual a maioria participa de maneira passiva, ficando desprovida de recursos e serviços para a devida inserção no meio social. Na conjuntura atual, os problemas sociais voltados à saúde, educação, segurança, geração de emprego e moradia atingem níveis preocupantes, e a política por parte do governo não está garantindo um maior acesso da população aos programas governamentais e educacionais. Em grande parte, as pessoas apresentam uma escassez de conhecimento em relação a esses fatos, tornando-se excluídas do orçamento participativo. O objetivo principal deste estudo é de descobrir como os estudantes de graduação em Turismo se posicionam em termos ideológicos em relação às questões sociais e de que formas podem intervir no âmbito social, buscando amenizar os respectivos problemas. A relevância da pesquisa apresenta-se em função do interesse em aprofundar o conhecimento sobre as relações estudante e problemas sociais atuais, contribuindo com os estudos nessa área que ainda encontram-se escassos.

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma análise exploratória, em função da existência de poucos estudos que tratam do tema na realidade brasileira. O estudo também é descritivo, visando caracterizar o fenômeno em questão, fazendo relações entre as variáveis estudante e sociedade no âmbito da pesquisa. As informações encontradas foram obtidas de acordo com dados localizados em livros e revistas científicas e trabalhos acadêmicos como dissertações e monografias, além de contatos diretos com estudantes universitários de graduação em Turismo. Sendo assim, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas a uma amostra de estudantes das seguintes instituições de ensino: UNP, UERN e UFRN, cursando do 3º ao 8º período, com a faixa etária entre 18 a 24 anos e de ambos os sexos. Questionou-se aos alunos quanto às expectativas ideológicas diante dos problemas sociais e ao nível de informações e conhecimento no tocante ao assunto voltado ao turismo. Os resultados foram calcados em um tratamento predominantemente quantitativo, no qual se fez uma tabulação onde estão expressos os dados coletados na pesquisa, sendo utilizadas técnicas estatísticas e gráficas através de um pacote de programas de software para análise de dados em pesquisas sociais.

RESULTADOS:

Observou-se que grande parte dos estudantes não está preocupada em contribuir com pesquisas científicas, o que demonstrou a falta de despreparo quando foram questionados quanto ao assunto. Há uma defasagem de conhecimento da realidade atual, resultando numa distorção na percepção vivenciada sobre os problemas sociais e as suas relações com Turismo, o que por sua vez, pode comprometer uma futura ação favorável às questões sociais. Porém, quando se indagou sobre o posicionamento dos estudantes a respeito dos problemas sociais, percebeu-se que um grande número está motivado em tratá-los na sua atuação. Argumentam, ainda, que é imprescindível priorizar o acesso da população aos programas sociais, fomentar estudos que possam atenuar esses problemas, criar parcerias com ONG's que atenda às necessidades da população e capacitar a mão-de-obra para atender a demanda do mercado de trabalho. Embora os alunos não gostem de se informar através de leituras, demonstram empenho em cooperar, buscando formas de solucionar esses problemas e apontam grande interesse quando se questiona em mobilidade social, despertando a atenção no tocante ao voluntariado, onde estão mais envolvidos com a comunidade, conforme a literatura, os turismólogos têm papel importante na contribuição de uma sociedade melhor.

CONCLUSÃO:

Nesse estudo, colocaram-se como objetivos avaliar como os estudantes de graduação em Turismo se posicionam em termos ideológicos e práticos em relação às questões sociais e analisar de que forma podem intervir no âmbito social, buscando amenizar os problemas sociais tratados na pesquisa. A partir desse contexto concluiu que os universitários se interessam em contribuir significativamente para o desenvolvimento de um Turismo que busca ajudar a diminuir os problemas sociais, embora não estejam bem informados quanto à realidade que estamos vivenciando referente a esses problemas. Isto se deve à ausência de conhecimento necessário devido, em parte, à falta de iniciativa dos mesmos em realizar leituras, pesquisas e estudos sobre o assunto. Por outro lado, demonstraram certa preocupação em ajudar a sociedade, argumentando que para a amenização desses problemas é necessário qualificar a mão-de-obra da população, bem como investir na educação, em geral. Enfim, os resultados alcançados dão luz à necessidade de desenvolvimento de ações de conscientização e informação entre os alunos que contribuam na amenização desse cenário, visto que, os futuros Turismólogos, bem como os alunos de outras profissões, terão que assumir o compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa, socialmente.

Palavras-chave: Percepção social, Estudantes de Turismo, Problemas sociais.