62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
HISTERESE TÉRMICA MAGNÉTICA EM NANOCAMADAS DE DISPRÓSIO (Dy)
Fábio Henrique Silva Sales 1
Ana Lúcia Dantas 2
Ajani Ross 3
Ali Koymen 4
Artur da Silva Carriço 5
1. (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
2. (2) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
3. (3) Universidade de Arlington - Texas, EUA
4. (3) Universidade de Arlington - Texas, EUA
5. (4) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
INTRODUÇÃO:
Histerese térmica magnética é observada quando há dois estados magnéticos diferentes para o mesmo valor da temperatura. Nesse caso as propriedades magnéticas do material, em um ciclo térmico, dependem do ponto de partida. As sequências de estados nos dois ramos do ciclo térmico são diferentes.
METODOLOGIA:
Amostras de Disprósio (Dy) foram crescidas em substratos de vidro e de safira. Observamos histerese térmica em filmes finos de Dy (com espessura entre 4,76 e 33,6nm), em presença de campo magnético externo da ordem de 100 kOe. A amostra foi inicialmente aquecida de 20K a 300K em campo constante, e depois resfriada até 20K, sob o mesmo valor de campo.
RESULTADOS:
Através de um modelo teórico propomos a existência de dois estados bem definidos: o de helicidade alternada (HA), durante o aquecimento, e o helicoidal (H), durante o resfriamento da amostra.
CONCLUSÃO:
As medidas de magnetização confirmam a existência desses estados, AH - de alta magnetização e H - de magnetização baixa, associados à existência de histerese térmica em todas as amostras. Espectros de difração de raios-x em ângulo rasante foram usados para estimar a espessura de camadas superficiais não magnéticas de Dy2O3.
Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, FAPERN e FAPEMA.
Palavras-chave: Helicidade Alternada, Disprósio, Efeitos de Superfície.