62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
AUTO-ESTIMA E SATISFAÇÃO COM SUPORTE SOCIAL REFERIDOS POR MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Shérida Karanini Paz de Oliveira 1
Gleicia Martins de Melo 2
Antonia Valdenice Feitosa de Freitas 3
Geisy Lanne Muniz Luna 4
Leiliane Martins Farias 5
Francisca Elisângela Teixeira Lima 6
1. Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.
2. Enfermeira Assistencial do Hospital Geral de Fortaleza.
3. Enfermeira Assistencial do Hospital de Messejana.
4. Prof.ª Mestre em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
5. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
6. Prof.ª Dr.ª/ Orientadora - Depto. de Enfermagem da UFC.
INTRODUÇÃO:

As mulheres que sofrem violência quando procuram ajuda, muitas vezes apresentam baixa auto-estima, devido às humilhações sofridas. A tentativa de fazer esse resgate pode ser por meio de técnicas de empoderamento, sendo realizadas em atendimentos individuais ou grupais. Destaca-se que para restabelecer a auto-estima é fundamental para essas mulheres o apoio e suporte social recebido por familiares e amigos. Diante dessa realidade, tivemos como objetivos identificar a auto-estima de mulheres vítimas de violência e analisar sua satisfação com relação ao suporte social.  

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, realizado no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, localizado na cidade de Fortaleza-CE. A amostra foi constituída por 60 mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja ela física, psicológica e/ou sexual. Os dados foram coletados no mês de Setembro de 2009, por meio da escala de auto-estima de Rosemberg e da escala de satisfação com o suporte social (ESSS). Para ponderar a auto-estima, foi aplicada a escala de auto-estima de Rosemberg, constituída por dez itens descritos sobre o julgamento que a pessoa faz de si mesmo, exigindo uma resposta tipo likert, graduada para cada afirmação: concordo totalmente, concordo, discordo, discordo totalmente. a ESSS, consiste numa escala de auto-preenchimento, composta por 15 frases que permitem ao sujeito assinalar o seu grau de concordância com cada uma delas (frase aplica-se ou não à sua situação individual), apresentada numa escala de tipo likert com 5 opções de resposta: concordo totalmente, concordo na maior parte, não concordo nem discordo, discordo na maior parte e discordo totalmente. Os dados oriundos das escalas foram organizados, codificados, tabulados e submetidos à análise estatística descritiva no programa SPSS, versão 15.0.

RESULTADOS:

Foi constatado predomínio dos seguintes aspectos positivos relacionados à auto-estima nas mulheres: sentimentos de pessoas dignas de respeito (70%); acreditam ter qualidades (71,7%); gostariam de se valorizar mais (65%); e referiram possuir uma auto-estima alta (68,3%). Contudo, as mulheres também ressaltaram algumas características negativas, tais como: sente-se inútil (8,3%); pensa que não serve para nada (11,7%). Com relação ao suporte social, 67,8% das mulheres não sai com os amigos tantas vezes quanto elas gostariam; 66,7% sentem falta de alguém verdadeiramente íntimo que compreenda e com quem possa desabafar sobre coisas íntimas; 80,4% afirmaram não está satisfeitas com o suporte recebido por familiares e amigos, em contrapartida 19,6 % das mulheres afirmaram estarem satisfeitas com o suporte social que recebem.

CONCLUSÃO:

Diante desses achados, constatou-se que a maioria das mulheres vítimas de violência apresentou auto-estima elevada, mas apesar dessa realidade elas afirmaram não estar satisfeitas com o suporte social que recebem de famílias e amigos.  Percebe-se que a auto-estima e o suporte social são elementos de extrema importância no enfrentamento da violência por mulheres, uma vez que conforme a intensidade desse suporte social, as mulheres violentadas terão melhores condições de enfrentar o problema e, consequentemente, melhorar sua auto-estima. Então, percebe-se a necessidade dos serviços especializados trabalharem a recuperação da mulher violentada, visando estimular seu fortalecimento interno para aumentar sua auto-estima.

Palavras-chave: Violência contra a mulher, Auto-estima, Apoio Social.