62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
REDES SOCIAIS E RECRUTAMENTO DE PESSOAS: COMO SE OBTÉM UM EMPREGO NA HOTELARIA MOSSOROENSE  
Raimunda Maria Marques de Azevedo 1
1. Departamento de Turismo, Faculdade de Ciências Econômicas - UERN
INTRODUÇÃO:
A atividade turística se configura como um dos segmentos da economia que vem crescendo a cada ano, movimentando milhões de pessoas no mundo inteiro, com fortes impactos na economia global. Tão importante quanto a geração de emprego e renda, ocasionados por essa atividade, é a condição social que propicia, uma vez que favorece a interação com novas culturas, oportunizando novas experiências nos mais diversos locais do globo. A premissa básica da atividade turística é a prestação de serviços, o que requer, no âmbito organizacional, uma equipe integrada, treinada e, principalmente, comprometida com a satisfação das necessidades dos consumidores. As relações sociais, na contemporaneidade, vêm ocupando considerável espaço na forma como as pessoas têm acesso a um emprego, através das "redes sociais", definidas, como "um conjunto de atores ligados por uma relação, um sistema formado pelos vínculos diretos e indiretos entre os atores". O recrutamento de recursos humanos, compreendido como a ação de captar pessoas para as organizações, deve implicar a capacidade e a habilidade de identificar profissionais adequados a desempenharem funções nas organizações.
METODOLOGIA:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre as políticas de recursos humanos da rede hoteleira de Mossoró/RN, buscando analisar até que ponto vigora no espaço hoteleiro uma política moderna de gestão de pessoas. Este estudo justifica-se pela relevância teórica da pesquisa, que consiste em estudos sobre a ação racional nas organizações, a partir da necessidade de se estabelecer novas categorias analíticas na gestão de pessoas. Fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, em pesquisa de campo com a aplicação de questionários em três estabelecimentos hoteleiros de grande porte do município de Mossoró-RN, dirigidos aos gestores de RH.
RESULTADOS:

Assim, constatou-se que, no atual mercado de trabalho formal hoteleiro de Mossoró, o acesso a postos de trabalho por laços fortes (relações pessoais, redes sociais) são, especialmente úteis por conta das relações de confiança mútua e obrigações recíprocas entre parentes e amigos.  Na sociedade global, a necessidade de novas formas de comunicação tem seus impactos nos processos de sociabilidade, imprimindo, com isso, novas relações de espaço e tempo.

CONCLUSÃO:

Os espaços econômicos também são agentes condicionantes do processo de recrutamento de recursos humanos, pois as peculiaridades dos atores produtivos locais não podem contrariar a dinâmica social vigente. Na sociedade global a emergência de novas formas de comunicação tem seus impactos nos processos de sociabilidade, imprimindo, com isso, novas relações  e as redes sociais assumem importante função no acesso a um emprego pelo censo de responsabilidade que as pessoas assumem ao serem indicadas a uma vaga no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Turismo;, Redes Sociais e Emprego;, Hotelaria..