62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Allyne Talícia Melo da Costa 1
Jackelline Rêgo Queiroz 1
Priscila Monick de Araújo Barbosa Dantas 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este trabalho focaliza a análise da qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Brasil com relação à Gestão Democrática, a partir da década de 1940, uma vez que ela está se mostrando ineficiente para atender as demandas educacionais do seu público-alvo. Objetiva, ainda, estudar o processo de implantação e consolidação da escolarização de jovens e adultos na sociedade brasileira, bem como ressaltar os desafios que permeiam atualmente essa modalidade. Assim, procura-se mostrar a importância do tema a partir das evidências sobre o cenário atual do país quanto ao aspecto da educação.
METODOLOGIA:
Para efeito de pesquisa, buscou-se realizar estudos de caráter bibliográfico e documental que abrangessem resultados à respeito da qualidade desse âmbito educacional no país mediante ao seu desenvolvimento histórico. Dessa forma, aborda-se também a questão da gestão educacional democrática, partindo da análise do Sistema Nacional de Educação brasileiro, para evidenciar o cenário atual do país quanto ao aspecto da educação.
RESULTADOS:
- A Gestão Democrática no Brasil; - A Educação Básica no Brasil e a EJA; - Evolução e Qualidade da Educação de Jovens e Adultos; - Investimentos do Governo na esfera educacional; - Desafios da Educação de Jovens e Adultos.
CONCLUSÃO:
Diante dessa investigação, observa-se que a Gestão Democrática interfere na escolarização de jovens e adultos em função dos seus princípios (educação pública e de qualidade), que são fundamentais para tornar essa modalidade acessível a toda população. Assim, a Gestão Democrática possui características próprias e deve ser analisada conforme políticas que considerem a autonomia nos espaços educacionais, de modo a possibilitar a sistematização da EJA, no aspecto referente à participação, bem como a formulação de políticas de educação destinadas a essa modalidade. Por fim, ressalta-se que essa modalidade possui diversos desafios, que precisam ser solucionados para que ela obtenha, efetivamente, uma maior qualidade e atenda as propostas das quais foram destinadas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Gestão Democrática, Qualidade .