62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A CONSCIENTIZAÇÃO DA AUTO-VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS ATENDIDOS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UNESP/SP  
Luciana Souza Catani 1
1. Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
INTRODUÇÃO:

A Universidade Aberta A Terceira Idade - UNATI, é um programa de extensão universitária que oferece cursos e oficinas voltados à terceira idade e possui por finalidade, propiciar a ampliação e a aquisição de novos conhecimentos, a convivência social, a compreensão de seus direitos através de um trabalho que visa a emancipação, autonomia e a construção da cidadania de seus usuários, bem como promover uma melhor preparação dos participantes para o envelhecimento com maior qualidade de vida. Como proposta do trabalho do Serviço Social, a UNATI do núcleo de Franca, tem a preocupação de não incluir no projeto apenas atividades que ocupe o tempo livre do idoso, visando fornecer informação e reflexão sobre as questões da cidadania e a efetivação dos direitos sociais, assim como acompanhar as atividades desenvolvidas pelo programa, para identificar situações individuais e até mesmo grupais, que necessitem de intervenção. Partindo por este pressuposto, a presente pesquisa objetiva reincluir os idosos aos assuntos que os mesmos deixaram de participar, seja pela perda de sua identidade como cidadãos, seja pela falta de representação na sociedade, em assuntos voltados á política local,direitos dos cidadãos, preservação do meio-ambiente e sexualidade.

METODOLOGIA:

A pesquisa tem como universo a Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI - Campus Franca, tendo  como sujeitos participantes, quarenta alunos freqüentadores da  aula de filosofia, oferecido pelo programa. Foram feitas rodas de discussões com o grupo durante as aulas vagas de tal disciplina, abordando os assuntos que estes idosos escolhiam á cada encontro, dentro de uma lista de temas escolhidos pelas estagiárias da UNATI. Temas voltados á preservação do meio-ambiente, á política e infra-estrutura da cidade; estudos sobre o Estatuto do Idoso e sobre a sexualidade na terceira idade. Cada tema ,era abordado na discussão do dia e os idosos expunha seus pontos de vista frente á ele, ressaltando seus pontos negativos e positivos e suas dúvidas.

RESULTADOS:

Tais discussões possibilitaram ao idoso a troca de idéias e informações entre pessoas da mesma faixa etária, possibilitando uma visão diversificada á assuntos que os mesmos não encontram oportunidades para abordar. Recuperou a auto-estima dos mesmos, pois á partir do momento em que outros colegas de sala se mostraram atentos a opinião que o indivíduo apresentou perante uma realidade,houve a percepção que este tem uma identidade própria, senso crítico, importante representativa  na sociedade e que seus pontos-de-vista ainda é apreciativo. Houve também uma notável interação entre os alunos, aproximando os colegas de sala uns dos outros, através da percepção de suas afinidades, pois através da exposição de suas experiências, posturas e opiniões,  foi possível notar que eles têm perspectivas, idéias e sonhos em comum, assim como a percepção que é possível respeitar e aceitar o próximo que possui opiniões diferentes de sí mesmo.

CONCLUSÃO:

A presente pesquisa mostrou que é de extrema importância ouvir o que o idoso tem á dizer sobre a realidade que ele se encontra inseridos, bem como sobre  assuntos polêmicos e desafios que a sociedade enfrenta, para que o mesmo perceba sua importância como cidadão e como um ser que interage, que opina, que possui opinião própria ,possui direitos e deveres como qualquer outro indivíduo, independente de sua idade. Os encontros e debates que a UNATI proporciona aos seus alunos, possibilitam a socialização e recuperação da auto-estima desses idosos, resgatando o sentimento de satisfação própria e conscientização de sua importância como 'ser', revigorando suas formas de assimilarem sua importância nessa sociedade que cada vez mais os exclui dela.

Instituição de Fomento: PROEX
Palavras-chave: Envelhecimento, UNATI, Serviço Social.