62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO NA GERMINAÇÃO E EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE BETERRADA (Beta vulgaris L.)
Ana Claudia Barros dos Santos 1
Anna Christina Passos Menezes 2
José Silva Monte Santo 1
Joselita Cardoso de Souza 1
Rita de Cássia Barbosa 1
Tainara Cristine Ferreira dos Santos Silva 1
1. Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB, Juazeiro - BA
2. Profa. Drª./Orientadora - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB,
INTRODUÇÃO:

A utilização de sementes com alta germinação e vigor representa uma garantia aos produtores, que terão maior probabilidade de êxito no estabelecimento do estande adequado na lavoura. Na produção olerícola este fato se reveste de grande importância devido ao alto custo às sementes das novas cultivares existentes no mercado. A germinação das sementes de beterraba é freqüentemente baixa e irregular, razão pela qual o período entre a semeadura e a emergência das plântulas representa uma das fases mais críticas do ciclo da cultura, assumindo assim grande importância no rendimento e na qualidade final do produto. Os tratamentos de pré-germinação de sementes reduzem o tempo entre a semeadura e a emergência das plântulas, bem como aumenta a tolerância das sementes às condições adversas do ambiente. Entre as técnicas destaca-se o condicionamento osmótico, que consiste na hidratação controlada das sementes até determinado nível, lavagem das sementes com objetivo de reduzir os efeitos dos inibidores de germinação e a secagem das sementes após o condicionamento, pois facilita seu manuseio e armazenamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do método de condicionamento fisiológico juntamente com a secagem e a lavagem das sementes de beterraba na germinação e emergência.

METODOLOGIA:

No presente trabalho, conduzido no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de tecnologia e Ciências Sociais-UNEB, Juazeiro - BA foram utilizadas sementes de beterraba, variedade comercial Early Wonder 2000, submetidas sete tratamentos: 1 - L/C0/NS; 2 - L/C0/S24h; 3 - L/C24h/NS; 4 - L/C24h/S24h; 5 - SL/C0/NS; 6 - SL/C24h/NS; 7 - SL/C24h/NS. Onde L/SL (lavagem ou não em água corrente por duas horas); C0/C24 (condicionamento fisiológico ou não no germinador/24h a uma temperatura de 25°C); NS/S24h (secagem ou não em condição ambiente, por 24h). As sementes depois de submetidas aos respectivos tratamentos foram submetidas as seguintes determinações: germinação, quatro repetições de 50 sementes/tratamento, distribuídas sobre duas folhas de papel tipo germitest umedecidas com água destilada, na proporção de 2,5 vezes o peso do papel, em caixas gerbox e, mantidas em germinador com temperatura 25°C, por 14 dias de acordo com Brasil (2009); velocidade de germinação, calculada de acordo com a fórmula citada por Edmond & Drapala (1958); emergência, com quatro repetições de 100 sementes/tratamento, distribuídas em bandejas multicelulares de poliestireno expandido, contendo substrato comercial (Plantmax®) em telado com sombreamento de 50%.

RESULTADOS:

O experimento foi conduzido com delineamento inteiramente casualizado e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A porcentagem de germinação e primeira contagem das sementes que foram submetidas à lavagem seguida de condicionamento fisiológico e secagem por 24h (T4) foi superior aos demais tratamentos, mas diferindo estatisticamente apenas dos tratamentos T1 e T5. Esse resultado mostra que as sementes que não receberam nenhum tratamento tiveram o pior desempenho, indicando que as sementes que passaram por lavagem e/ou condicionamento seguindo de secagem ou não foram favorecidas, concordando com concordando com as informações de Rosseto et al. (1998) e Khan et al. (1983,1992). Quanto à emergência o tratamento T1 foi o que teve pior desempenho (55,5%) seguido do tratamento T5 (75%), o maior resultado foi obtido pelas sementes que foram submetidas à lavagem, seguida de condicionamento por 24h sem secagem (T3). As sementes do lote T4 apresentaram velocidade de germinação mais rápida (3,40 dias), e as sementes que não tiveram nenhum tratamento, 4,90 dias. Para matéria seca, altura da parte aérea e número de folhas não houve significância estatística.

CONCLUSÃO:

Nas condições do experimento, o condicionamento fisiológico seguindo ou não de secagem, incrementou a porcentagem, velocidade de germinação e emergência das sementes de beterraba variedade Early Wonder 2000.

Palavras-chave: Beta vulgaris L., Pré-embebição, Germinação.