62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS NA FEIRA DA PARAÍBA
Nágila Santos Januário 1
Edigleisson Lima Rebeiro 1
Elnatan Ferreira Feio 1
José Nestor de Paula Lourenço 2
Francisneide de Sousa Lourenço 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Orientador; Embrapa Amazônia Ocidental
INTRODUÇÃO:

As hortaliças são plantas alimentares que se destacam pelo seu alto teor de vitaminas e sais minerais. São indispensáveis na alimentação humana e devem participar quantitativa e qualitativamente das refeições diárias para que o organismo funcione bem e se mantenha saudáveis. Os pigmentos presentes nas hortaliças sob a forma de precursores de Vitaminas são responsáveis por propriedades importantes no combate a doenças. As hortaliças que eram vistas apenas como uma das fontes de fibras, sais minerais e de vitaminas, atualmente passaram a não ser apenas um complemento alimentar, mais sim um alimento extremamente importante na dieta, principalmente para assegurar uma vida mais saudável e com maior longevidade. Assim tornou-se claro a sua importância alimentar, bem como se intensificou o consumo por capita junto à população. A hortaliça possui bioflavonóides que prevenir vários tipos de câncer. As hortaliças são portadoras de várias vitaminas e sais minerais em quantidades consideravelmente superiores, em relação a outras fontes de alimentos. O trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a olericultura na cidade de Parintins-Am especialmente na Feira da Paraíba na rua do mesmo nome.

METODOLOGIA:
Este estudo foi realizado no município de Parintins/AM; no Bairro Itaúna I; sendo realizada a entrevista na Rua: Paraíba na feira do mesmo nome, transcorreu a entrevista com quatro feirantes. Esses locais foram escolhidos de forma a ter uma representatividade em relação à condição das Hortaliças na cidade de Parintins-Am. A metodologia empregada para realização do presente estudo se baseou em um questionário semi-estruturado com questões tipo aberta as quais foram dialogadas com os feirantes com o intuito de detectar o nome das hortaliças, procedência, freqüência, quantidade mensal, transporte. Depois de efetuadas as entrevistas, procederam-se a compilação e análise dos dados obtidos, através de planilhas informatizadas.
RESULTADOS:

Principais hortaliças comercializadas na feira da Paraíba em Parintins são alface, pimentão, cebolinha, couve, feijão-de-metro, repolho, pepino, maxixe, cenoura, beterraba, pimenta-doce, tomate, cebola, batata, jerimum, melão, sendo que ouve uma diferença na quantidade e diversidade em todas as bancas visitadas, no entanto, em todas as bancas encontraram-se outras espécies como laranja, abacaxi, banana, maçã, maracujá, limão, alho, macaxeira, abacate, e diversos produtos artesanais além de farinha e polpas de frutas e cascas de espécies medicinais ambos para venda e para suprir na renda da família. Contendo a procedência de 57% vinda de Santarém, 8% Paraná de Parintins, 6% Manaus, 17% Aninga, 3% Paraná do limão, 6% Macurani, 3% Vila Amazônia. Transporte 86% vem de Barco, 5% de caminhão e 9% de Carro. Para manter comercialização a Freqüência em todos os meses de 100% vinda de Santarém-PA. Entretanto observa-se que existe um grande consumo de hortaliças na cidade mesmo que seja com preços altíssimos por ser em grande parte importado de outros Estados como da cidade de Santarém-Pa, pois a produção de Parintins não consegue abastecer a demanda do consumo, o que obriga os feirantes a comprar de outras localidades, principalmente de Santarém-PA.

CONCLUSÃO:

Durante a pesquisa e tabulação dos dados verificou-se que existe produção de hortaliças em pequena escala um dos fatores que influenciam na produtividade são clima, temperatura e umidade a subida e descida das águas. Observou-se que a hortaliças produzidas na região é escassa em relação à demanda o que faz com que os feirantes tenham que comprar nas cidades como Manaus-Am, Santarém-Pa o que encarece os preços impossibilitando o consumo para todas as famílias de baixa renda, mesmo sabendo que as hortaliças são ricas de nutrientes requeridos pelo corpo humano. No entanto é de extrema necessidade que os futuros profissionais tenham o compromisso e procure meios de produção adequados capazes de suprir a demanda do consumo de hortaliças em Parintins-Am.

Instituição de Fomento: fapeam; UEA
Palavras-chave: feirantes, alimentação saudáveis, produção adequada.