62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EXCESSO DE PESO CORPORAL, OBESIDADE CENTRAL E SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DE PROFISSIONAIS E USUÁRIAS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Fabiana Leite Araujo 2, 1
Gilmar Mercês de Jesus 2, 1
Rogério Tosta de Almeida 2, 1
Bruno Miranda Moreira 2, 1
Débora Moniky Brito de Araújo 2, 1
1. UEFS
2. NEPAFIS
INTRODUÇÃO:
A formação da imagem corporal envolve aspectos fisiológicos, psicológicos, culturais e sociais. A formação de um padrão de beleza estereotipado de magreza vem influenciando as pessoas, especialmente as mulheres, na construção da imagem do seu corpo e a forma com que elas buscam aproximar a sua imagem ao corpo magro. As pessoas que não se enquadram a esse padrão de corpo principalmente as que apresentam sobrepeso e obesidade, sofrem um grande preconceito da sociedade e o desejo de se adequar a esse padrão pode interferir no nível de satisfação pessoal com a sua imagem corporal. Esse estudo teve com objetivo verificar a relação entre excesso de peso corporal e obesidade central e satisfação com a imagem corporal das profissionais e usuárias do Programa Saúde da Família do município de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal realizado com um grupo de profissionais e usuárias do Programa Saúde da Família (PSF) de Feira de Santana, Bahia. Os dados foram coletados em 16 das 23 Unidades de Saúde da Família atendidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A amostra foi composta por 102 mulheres (20 a 59 anos de idade), por método não-probabilístico, de conveniência. As informações foram obtidas através de um questionário estruturado. Variável dependente: Nível de satisfação com a imagem corporal, avaliado com o uso do Body Shape Questionnaire (COOPER et al., 1987), classificado conforme níveis crescentes de preocupação com a imagem corporal em: nenhuma preocupação (≤ 80 pontos), leve preocupação (81-110 pontos), preocupação moderada (111-140 pontos) e preocupação grave (≥ 140 pontos). Variáveis independentes: Excesso de peso corporal, classificado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 Kg/m2 (OMS, 2000) e Obesidade Central avaliada conforme Circunferência da Cintura (CC) ≥86 cm (ALMEIDA; ALMEIDA; ARAÚJO, 2009). O Peso foi medido com uma balança digital, portátil, com graduação de 100g e capacidade máxima de 150 Kg (marca Plenna® modelo Sport). A CC foi medida com uma trena em acrílico flexível, mas inextensível, de 150 cm de comprimento e graduação de 0,1 cm (marca Cardiomed®), no ponto médio entre o bordo costal inferior e a crista ilíaca. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, com protocolo de número 135/2009 e os sujeitos participaram mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
RESULTADOS:
A análise foi feita pela estatística descritiva, calculando as Prevalências e as Razões de Prevalência (RP). Utilizou-se o Qui-Quadrado para avaliar a significância estatística, conforme p<0,05. A prevalência de excesso de peso foi de 59,1% e de obesidade central foi de 43,1%. A avaliação do nível de satisfação com a imagem corporal demonstrou 4,9% de mulheres com preocupação grave, 14,7% com preocupação moderada, 23,5% com leve preocupação e, 56,9% sem nenhuma preocupação com a imagem corporal. Quando as mulheres com grave e moderada preocupação foram agrupadas, notou-se 19,6% de insatisfação com a imagem corporal. Na análise bivariada, apesar das Razões de Prevalências (RP) não revelarem diferenças estatisticamente significantes entre excesso de peso e insatisfação com a imagem corporal, RP = 2,07 (IC 95%=0,82-5,22, p=0,10) e obesidade central e insatisfação com a imagem corporal, RP = 1,32 (IC 95%=0,60-2,89, p=0,48), houve uma tendência de maior prevalência de insatisfação com a imagem corporal entre aquelas que apresentaram excesso de peso e obesidade central.
CONCLUSÃO:
A obesidade, geral ou localizada na região abdominal, além de gerar risco cardiovascular e metabólico, também pode influenciar na satisfação com a imagem do corpo, tendo em vista os padrões magros difundidos na sociedade. Finalmente, os resultados deste estudo indicam tendência à insatisfação com a imagem de corpo em função do excesso de peso e da obesidade central.
Palavras-chave: Excesso de peso, Obesidade central, Imagem corporal.