A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia |
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A RELAÇÃO DA METEOROLOGIA E O CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS |
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Luciana do Nascimento Mendes 1
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1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN
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INTRODUÇÃO: |
A Meteorologia, como uma ciência, é um ramo da Física que se dedica ao estudo dos processos que ocorrem na atmosfera terrestre, principalmente na camada mais próxima da superfície, a troposfera, e é uma das disciplinas ministradas no curso técnico em Recursos Pesqueiros, do IFRN, Campus Macau. O curso trás uma proposta de trabalho de que o aluno estudará o meio natural e suas diversas interações ao conhecer cada elemento meteorológico. Para entendimento da disciplina, os alunos foram submetidos à elaboração de relatos sobre a influência de alguns dos principais elementos meteorológicos sobre a pesca. O objetivo deste trabalho foi o de incentivar os alunos ao conhecimento da ciência, a interações de seus elementos meteorológicos com o meio ambiente, em relação aos recursos pesqueiros e aquícolas, bem como de que forma estes interfeririam em suas atividades profissionais. Os recursos pesqueiros estão diretamente ligados às variações climáticas, e, portanto, fez-se necessário o conhecimento dos elementos meteorológicos e suas interações com o meio natural através de um trabalho de pesquisa, elaborado pelos próprios alunos, uma vez que a Meteorologia lhes seguirá ao longo de todo o curso, e de sua vida profissional.
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METODOLOGIA: |
Para aprofundamento do conhecimento desta ciência pelos alunos, foi aplicada uma atividade de pesquisa em forma de relatório para que estes discorressem sobre a influência de alguns dos principais elementos meteorológicos na atividade de saída de barcos de pesca do distrito de Diogo Lopes, em Macau. A atividade foi aplicada entre 142 alunos (2 turmas vespertinas e 1 turma noturna), através da elaboração de um relatório técnico de visita de campo, sobre o acompanhamento da pesca da sardinha em alto mar, incluindo entrevista com pescadores. Como ferramentas de pesquisa, foram indicados os sítios da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha - DHN, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, e sítios locais, como os da Prefeitura de Macau. Ressaltando-se, ainda, a importância em se conhecer a experiência dos pescadores, e cruzarem as informações colhidas. |
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RESULTADOS: |
Os relatórios elaborados pelos alunos versaram sobre o tema proposto, incluindo, desde a pesquisa feita nos sítios sugeridos a entrevistas realizadas com pescadores locais, considerando os seguintes itens: a biologia da sardinha, locais de sua ocorrência, velocidade do vento, probabilidade de chuva (em taxas percentuais), radiação solar, temperatura local, nebulosidade e identificação dos tipos de nuvens, bem como a influência da Lua sobre os organismos aquáticos. Para acompanhamento dos alunos, foram aplicados questionários avaliativos sobre a realização da atividade e os pontos positivos para sua aquisição de conhecimento, considerando os itens qualitativos insuficiente, regular, satisfatório e ótimo, e o resultado final esperado foi bastante positivo, uma vez que, do total de 142 alunos, 92 por cento a consideraram ótima. |
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CONCLUSÃO: |
A participação dos alunos foi promissora em sala de aula, já que, ao discutirmos os relatórios, através de leitura compartilhada, foi evidenciada a interferência do conhecimento meteorológico nas atividades pesqueiras, ao interagir a prática dos pescadores com a tecnologia climatológica obtida através das informações disponibilizadas nos seguintes sítios de renome nacional: Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha - DHN, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, e sítios locais. |
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Palavras-chave: Climatologia, Atmosfera terrestre, Recursos pesqueiros. |