62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A SEXUALIDADE EM PAUTA NOS NOVOS MODOS DE DIZER DE JOVENS ADOLESCENTES
Ayanne Mayelle da Silva Ferreira 1
Hyrlyenny Rennya Francelino Lacerda 1
Maria de Lourdes Leandro de Almeida 1
1. Depto. de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
Um dos temas mais recorrentes desenvolvidos no interior da chamada Análise do Discurso (AD) de linha francesa é a questão das Formações Discursivas (FDs), já que este conceito está diretamente relacionado ao sujeito e aos efeitos de sentido produzidos no processo discursivo. Partindo de tais premissas, esse artigo tem a finalidade de tecer algumas considerações em torno da seguinte questão-problema: Que efeitos de sentido caracterizam um novo modo de dizer, acerca do tema "sexualidade", do ponto de vista de um grupo de jovens e adolescentes? Questionamento que tem como fundamento teórico o princípio de que o sujeito discursivo, ao enunciar, ocupa um lugar regido pelas posições ideológicas postas em jogo no processo sócio-histórico em que são produzidas ou, porque não dizer, reproduzidas. O presente artigo objetiva, assim, identificar, no corpus, o modo como o(s) sentido(s) é/são produzido(s), considerando como se dá a inscrição do(s) sujeito(s) numa determinada Formação Discursiva (ou em mais de uma). O referido artigo é exemplo da repercussão de um trabalho que vem sendo desenvolvido, junto a alunos(as) do Curso de Graduação em Letras, no sentido de se instaurar a prática da investigação científica no âmbito da formação.
METODOLOGIA:
O presente trabalho tem como "corpus" um recorte de uma entrevista realizada com alunas de um 6º ano, turno noturno (2005), do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, numa cidade do interior paraibano. Essa entrevista fazia parte de uma unidade de leitura e produção textual, desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, cuja unidade trabalhava o tema das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), relacionadas à sexualidade na adolescência. Entre outras perguntas constituintes dessa entrevista escrita, havia a seguinte pergunta: "o que acham do ficar como sendo uma nova forma de namoro?" As respostas de um grupo de jovens da referida turma constituem os dados, acerca dos quais se desenvolve a reflexão teórico-analítica.
RESULTADOS:
Nos enunciados, constituintes do corpus analisado, evidencia-se uma formulação discursiva em que os discursos dialogam, ora se aproximando, ora se afastando, ora, inclusive, contradizendo-se, num processo de tensão que constitui a produção de sentidos acerca do "ficar". Esses enunciados, ao evidenciarem como se elaboram os conceitos acerca do termo "ficar", como sendo uma nova forma de namoro, revelam, por seu turno, os sentidos determinados de acordo com a Formação Discursiva (FD) em que se insere o sujeito que enuncia, já que em sua voz é revelada a maneira de ver e pensar o mundo. Assim, a análise demonstra que a produção de sentidos, como prática discursiva, nas atividades de linguagem, não requer do sujeito apenas um conhecimento metalingüístico ou formal do sistema da língua. Esse mesmo sistema exige sempre interpretação que remete a uma exterioridade, para fazer sentido. Como se sabe " A Análise do Discurso nega a imanência do significado uma vez que interessam os sentidos produzidos em decorrência da inscrição socioideológica e histórica dos sujeitos envolvidos" (FERNANDES, 2008. p. 80). Daí porque o analista precisa considerar a não transparência da linguagem, a exterioridade, para assim poder revelar, no dito, o não dito.
CONCLUSÃO:
Tomando como referência a questão e o objetivo que orientam a proposta de análise do presente trabalho, ressalta-se a importância desse novo modo de ler. Isto significa trazer para reflexão a importância da inscrição do sujeito em outras redes de sentido, como exercício da prática discursiva em sala de aula, em que se dá a condição de o aluno ocupar o lugar de "sujeito do que diz", o que revela a urgência de se rever o que se pratica, como atividades de linguagem. Sabe-se que o sujeito de discurso se enuncia, a partir de uma posição dada em uma conjuntura específica que determina "o que pode e deve ser dito" pelo sujeito discursivo. A situação sócio-histórica e ideológica, na qual se organiza um determinado discurso, é de extrema importância para a construção de sentidos e dos efeitos de sentido, na prática concreta do uso da língua, no social. Por essa ótica, pode-se dizer que o sujeito não pode ser dissociado da historicidade que o cerca, pois suas práticas discursivas são reveladoras de ideologias, formações sociais, culturais, etc. Em função disso, o que dizer desse modo de ler, se pensarmos, na sala de aula? O exercício do uso da língua precisa ser "algo mais do que ainda é"!
Palavras-chave: Formação Discursiva, Ideologia, Efeitos de sentido.