62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
A INSERÇÃO DA BANDA DE MÚSICA DA PMRN NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NATALENSE
Marcos Aragão Fontoura 1
1. UFPB
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a música é conhecida por sua notável variedade, herança das culturas colonizadoras do território brasileiro. Dentre estas heranças destaca-se a banda de música, que tem sido percebida como importante influenciadora na formação educacional e sociocultural dos brasileiros. Na cidade do Natal, situada no Estado do Rio Grande do Norte, contempla-se a Banda de Música da Polícia Militar, grupo integrante da instituição Polícia Militar, existente no cenário potiguar há 123 anos. Sua importância deve-se, especialmente, à preservação de suas características essenciais que, apesar das inovações estilístico-musicais trazidas pela contemporaneidade, tem mantido traços característicos de suas origens culturais. O presente estudo busca, sobretudo, verificar os aspectos musicais e sociais que caracterizam a prática da Banda de Música da PMRN. Quanto à relevância para a área acadêmica musical, certamente esta receberá valiosa contribuição através deste estudo, principalmente no campo da etnomusicologia e áreas afins, salientando que ainda há carência de estudos sistematizados de pesquisa na área.
METODOLOGIA:
O universo da pesquisa constituiu-se pelos integrantes da Banda da Música da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, bem como por membros das comunidades que têm inter-relação com a sua prática. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, observação participante, gravação em áudio, gravações em vídeo e registros fotográficos.
RESULTADOS:
Através desta pesquisa compreenderam-se os principais aspectos históricos que constituíram a trajetória do grupo e identificaram-se os espaços e contextos de atuação da banda, bem como, suas inter-relações com o público, principalmente na cidade do Natal. A partir da estrutura organizacional da Polícia Militar foi descrito o cotidiano da banda de música, verificando as interações entre o fazer musical e a hierarquia militar. Além disso, podem-se compreender as dimensões estéticas e estruturais que caracterizam a prática musical do grupo.
CONCLUSÃO:
O presente estudo verificou a relação estabelecida entre a Banda de Música da PMRN e a sociedade natalense e os aspectos musicais e sociais que envolvem essa prática. Pôde, desta forma, evidenciar a tradição influenciadora na formação sociocultural dos cidadãos natalenses. Esse trabalho servirá de apoio para outras pesquisas, já que, reúne informações outrora pouco acessíveis, principalmente no contexto policial militar.
Palavras-chave: Banda de música, Polícia Militar do RN, Sociedade natalense.