62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
SISTEMA DE MONITORIA NA REDE PÚBLICA - CONTRIBUIÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DO PADRÃO DE QUALIDADE DO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL BÁSICO
Simone Venturim Bernardino 1
Daniel Fernandes Cipriano 1
Gustavo Alvarenga Neto 1
Vinícius Marcus de Souza de Amor Divino 1
Narciso Ferreira Santos 2
1. Depto. de Física, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
2. Prof.Dr./Orientador - Depto. de Física/UFES
INTRODUÇÃO:

O Ensino de Física no nível Básico tem sido um desafio para o educador licenciado, pois os estudantes têm grande dificuldade no uso do formalismo matemático, na leitura de gráficos, na interpretação de diagramas e tabelas, demonstrando uma compreensão muito limitada das diferentes linguagens - oral, gráfica, matemática - necessárias para a construção dos conceitos científicos. Além de revelar pouco conhecimento dos fenômenos naturais e dos métodos empíricos empregados em sua investigação. Com isso, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi desenvolvido um sistema de monitoria em escolas públicas da Cidade de Vitória - ES, com o objetivo de contribuir para a elevação do padrão de qualidade do ensino de física. No entanto, de forma particular analisamos em uma dessas escolas, o índice de aprovação na disciplina de física dos alunos que freqüentaram o sistema de monitoria e assim investigamos a sua importância e os fatores relevantes que influenciaram na aprendizagem e conseqüentemente na aprovação dos mesmos.

METODOLOGIA:

Utilizamos uma sala disponível nesta escola, onde buscamos atender nos três turnos os alunos que se apresentavam a monitoria com dificuldades na disciplina de física. Primeiramente identificamos as dúvidas do aluno e assim o ajudamos a entender melhor os conceitos físicos e as devidas ferramentas matemáticas. Semanalmente foram realizadas reuniões juntamente com o coordenador do subprojeto onde exploramos as diferentes dificuldades apresentadas pelos alunos. Assim, por intermédio da pauta onde registramos os atendimentos realizados em 2009, identificamos os alunos aprovados na disciplina e através de um questionário respondido por eles observamos os principais motivos que os levaram ao sistema de monitoria, a forma que se conseguiu realçar o conteúdo discutido em sala de aula e o grau de influência do sistema no aprendizado e aprovação deles. Por fim, fizemos uso de noções de estatística para melhor apresentar as informações obtidas na pesquisa com os alunos.

RESULTADOS:

No sistema de monitoria de física disponível aos alunos da rede pública observou-se que grande parte dos alunos que o procuraram não havia compreendido os conceitos discutidos em sala de aula e assim não conseguiram resolver os exercícios propostos pelo professor, sendo que em sua maioria, faltavam-lhe conhecimentos de anos anteriores, dificuldades na interpretação do enunciado dos problemas e nas ferramentas matemáticas. Entretanto, o monitor pôde perceber a dificuldade de cada aluno e assim sanar as dúvidas, devido ao caráter da monitoria ser individual ou com pequenos grupos, de forma que entre os alunos que passaram de ano, mais de 50% informaram que esse foi o fator relevante para a compreensão dos conceitos. Com isso, analisamos que 85% dos alunos informaram que o sistema de monitoria teve influência na aprendizagem. E esse trabalho também resultou em enriquecimento da formação e experiência profissional dos futuros licenciados em física a partir das discussões semanais das dificuldades observadas nos alunos.

CONCLUSÃO:

É fato conhecido que a maioria dos professores que lecionam física na educação básica não é formada em licenciatura nessa disciplina. Esse é um dos fatores que acarretam enorme carência de conteúdo na matéria, e também a desinformação sobre o papel da física no mundo contemporâneo. Outro fator relevante é o número excedente de alunos na sala de aula, de modo que a maioria dos alunos não consegue adquirir tal conhecimento proposto pelo professor. A partir disso, verificamos que o sistema de monitoria realizada pelos graduandos em física é uma contribuição para a elevação do padrão de qualidade do ensino de física nas escolas de rede pública, de forma a qualificar também o futuro educador. Portanto, observamos que o sistema de monitoria teve papel fundamental na aprovação dos alunos e na consolidação da percepção de que as leis da física não são do domínio do senso comum, evitando com isso a banalização de conceitos na tentativa de torná-los mais compreensivos para os alunos de Educação Básica. Por fim, esperamos que este maior contato dos futuros professores com a realidade escolar, desde o início da formação, os leve às disciplinas de estágio supervisionado, ao final da licenciatura, com muito mais segurança e desenvoltura.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Sistema de Monitoria, Rede Pública, Qualidade de ensino.