62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
"DO DESERTO PARA O SERTÃO": O CASO DO PADRE JOSÉ GUMERCINDO SANTOS: CONFLITO E RESISTÊNCIA NO CAMPO RELIGIOSO
JOÃO ALVES DO NASCIMENTO 1
PÉRICLES MORAIS DE ANDRADE JÚNIOR 1
1. Mestrado em Sociologia, Universidade Federal de Sergipe / UFS
INTRODUÇÃO:
O estudo busca compreender as relações de poder que permearam as fundações de duas ordens religiosas fundadas pelo Padre José Gumercindo Santos, em Aracaju/SE, em 1947. É um trabalho construído dentro das leituras da teoria dos campos de ação de Pierre Bourdieu, especificamente a do campo religioso, onde são analisadas as relações de poder que se travam no interior das instituições religiosas entre os membros da hierarquia que administra o saber sagrado e, a leitura dos livros "Quarenta Anos no Deserto (1981) e Pedaços d'Alma" (1991), de autoria do Padre José Gumercindo Santos, onde ele descreve a sua trajetória pessoal e sacerdotal dando ênfase aos acontecimentos que marcaram as fundações de suas Ordens. Nesse período a Igreja Romana sob o pontificado do Papa Pio XI estava empenhada em um amplo programa de "restauração" (recristianização), diante dos efeitos da modernidade. Entre as medidas adotadas destaca-se o apoio às missões responsáveis pelo avivamento da cristandade, e ao nascimento da ação católica voltada para o despertar da fé nos leigos e seu empenho nos diversos campos apostólicos, sobretudo na área da juventude.
METODOLOGIA:
É um estudo de caso, onde priorizamos a abordagem qualitativa, com análise de documentos históricos, aplicação de entrevistas e realização de grupos focais. Inicialmente fizemos a revisão da literatura acerca da temática, a partir das obras do Padre José Gumercindo Santos. Efetuamos um levantamento e catalogação dos documentos existentes nos arquivos das Ordens: Congregação Santa Terezinha e Congregação do Divino Mestre e Sociedade Joseleitos de Cristo, além da base de dados na Diocese de Bonfim, Arquidiocese de Aracaju e Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil. Este esforço permitiu organizar melhor as entrevistas com co-fundadores das Ordens, integrantes que vivenciaram o período de conflito, inclusive pessoas que já não pertencem mais aos quadros destas. Desta forma, recorre-se a esta técnica de pesquisa por ser um importante meio de coleta de dados, principalmente de aspectos que não estão sistematizados, ou mesmo em caso de informações recolhidas e que apresentam lacunas, tivemos a oportunidade de revê-los. Optou-se por trabalhar com uma amostra aleatória simples, por facilitar a coleta das informações. Após a coleta do material de campo, os dados serão classificados e categorizados para viabilizar o processo de análise através da análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Episódios dessa natureza são singulares para a compreensão da estrutura e do papel da Igreja Católica na Sociedade Moderna, especialmente para se identificar e analisar fatos que corroboram para o entendimento de cenários que foram se firmando e de relações sociais que se sedimentaram. O estudo de caso sobre o Padre José Gumercindo Santos possibilitou levantar dados e informações importantes acerca da estruturação da Diocese de Aracaju e do papel das novas Ordens religiosas diante do cisma com os Salesianos. Ao vasculhar a documentação, entrevistas co-fundadoras percebemos quanto ainda existe de lacunas para a formação de um quadro mais aproximativo da Igreja Católica em terras sergipanas e, os mais variados aspectos que cercam as lutas das instituições religiosas para se firmarem no campo do poder. Notamos que a política partidária também se fez presente neste contexto e, serviu de mote para muitas das importantes decisões e posições do clero. Assim, a persistência do Padre Gumercindo na fundação de suas ordens religiosas constitui um exemplo singular para a compreensão de vozes discordantes dentro do próprio seio da Igreja Católica. Isto demarca a pertinência do tema, pela inexistência de estudos que vasculhe tal episódio, no campo das ciências sociais.
CONCLUSÃO:
O Padre José Gumercindo Santos funda as ordens religiosas, em 1947, na pacata cidade de Boquim/SE, apenas com a garantia da palavra empenhada pelo Bispo de Aracaju. A reação dos Salesianos em impedir que o projeto prosseguisse, impõe sérias restrições ao sacerdote, que recorre a amigos e ao poder laico para convencer as autoridades eclesiais e, em específico indo pessoalmente a Roma. Os embates com o clero local demarcam a natureza e a amplitude da proposta e quanto este episódio é significativo para compreendermos o processo de recristianização, especialmente no momento posterior a Segunda Guerra Mundial e a necessidade da Igreja Católica reafirmar o seu papel na sociedade. A recusa dos Bispos de Aracaju (Dom José Tomás e Dom Fernando Gomes) em aceitarem as novas ordens impôs a necessidade de procurar no sertão baiano (Diocese de Bomfim) guarita para a instalação das mesmas na cidade de Tucano/BA. A distância não impediu que mantivesse um colégio em Boquim/SE e mais tarde abrisse a Congregação Santa Teresinha, na Colina de Santo Antônio, em Aracaju/SE. Episódio que demarca um dos momentos mais significativos para a interpretação da Igreja Católica na contemporaneidade e os instrumentos que ainda utiliza para sedimentar seus tentáculos na esfera do poder em nossa sociedade.
Palavras-chave: Ordens religiosas, Conflito religioso, Poder.