62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE UMA SOLUÇÃO AQUOSA OBTIDA DO LÁTEX DA Euphorbia tirucalli EM RATOS
Déborah Munique Nogueira de Sousa 1
Rafaella Nayara Andrade Marinho 1
Fernando Márlisson de Queiroz 1
Ivanise Marina Moretti Rebecchi 1
Diogo Teixeira Carvalho 1
Aline Schwarz 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
Euphorbia tirucalli (Euphorbiaceae), popularmente conhecida por Aveloz, é originária da África e se encontra distribuída por todo o Brasil. Mesmo classificada como tóxica essa planta é empregada na medicina popular como auxiliar no tratamento de doenças imunossupressoras, como AIDS e câncer. A forma mais comum de seu uso se faz pela ingestão de uma solução do látex em água (0,5%), no tratamento do câncer. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a toxicidade da solução aquosa (0,5%) empregada na medicina popular, em ratos, uma vez que não há na literatura científica informações referentes ao uso prolongado dessa solução, apenas testes de toxicidade aguda em ratos.
METODOLOGIA:
Ratos Wistar adultos, fêmeas e machos (90 dias de vida), foram divididos em quatro grupos (n=4/grupo/sexo). Seis grupos experimentais constituídos por machos ou por fêmeas receberam 0,5 mL, 1,0 mL ou 2,0 mL do látex diluído em água (0,5%), por gavagem, durante 65 dias. Os grupos controle receberam apenas água pela mesma via. O peso corporal, o consumo de ração e a ingestão hídrica foram acompanhados durante todo o período do tratamento. O comportamento geral dos animais foi observado no campo aberto no último dia do tratamento. Em seguida, os animais foram anestesiados com tiopental (50mg/kg i.p.) para coleta de sangue. Após eutanásia, por deslocamento cervical, foi feita a coleta e mensuração do peso de órgãos diversos. Porções teciduais de órgãos foram analisados histopatologicamente.
RESULTADOS:
A análise de variância ANOVA revelou que não houve alterações no peso corporal e no ganho de peso dos animais machos e fêmeas. A ingestão hídrica e consumo de ração dos animais experimentais apresentaram momentos intercalados de maior ou menor consumo durante todo o tratamento. Essa oscilação, entretanto, mostrou não ser capaz de alterar, de forma significativa, a ingestão hídrica e alimentar dos animais experimentais, já que o peso e ganho de peso desses animais não foram alterados com os tratamentos. Os parâmetros analisados no campo aberto: locomoção, exploração, imobilidade e emocionalidade, revelaram que os tratamentos não foram capazes de promover alterações no comportamento geral dos animais. O peso dos órgãos fígado, rins, pâncreas, baço e coração não foram alterados pelos tratamentos, assim como a razão peso órgão/peso corporal. A análise histopatológica revelou ausência de alterações na morfologia celular dos órgãos estudados, sugerindo de fato que não houveram prejuízos nos órgãos analisados. Por fim, não foram encontrados valores alterados das transaminases hepáticas (ALT, AST), uréia e creatinina no soro e na contagem diferencial de leucócitos em sangue total dos animais tratados.
CONCLUSÃO:
O presente estudo sugere que o tratamento sub-crônico de ratos adultos com a solução aquosa do látex da E. tirucalli (0,5%), nas doses empregadas, não é capaz de promover toxicidade aos animais. Esses dados podem auxiliar no emprego mais racional e seguro dessa preparação na medicina popular.
Palavras-chave: Euphorbia tirucalli, Toxicidade, Ratos.