62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA DE CORDEL PARAIBANA
Erivaldo da Silva Nascimento 1
Maria Suely da Costa 2
1. Depto. de Letras e Educação - UEPB
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto.de Letras e Educação - UEPB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por tema a representação do negro em textos da literatura de cordel de autores paraibanos. O interesse específico está em analisar textos impressos, no sentido de verificar como se dá a representação social do afro-descendente nessa produção de significativo alcance no meio popular. Objetiva-se, ainda, compreender e caracterizar as diferentes formas dessa representação de modo a identificar se estas estão relacionadas a uma visão biológica determinista ou mais direcionadas ao aspecto social e cultural de um grupo. Uma pesquisa dessa natureza detém sua relevância não apenas em tornar conhecida uma dada representação social, no sentido de verificar se esta contribui, ou não, para a construção de uma identidade positiva do negro, mas também pela possibilidade de abrir um leque de discussões a partir da identificação da problematização de uma prática cultural, estabelecida no seio da nossa diversidade étnico-cultural, atuante no meio social paraibano, sendo representada e divulgada através da literatura de cordel.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve uma metodologia de natureza bibliográfica de estudo, identificação, coleta e análise de textos de cordéis (impressos) de autores paraibanos. Os folhetos foram coletados em feiras públicas, bibliotecas, sebos culturais e acervos particulares. Uma vez identificados e catalogados os textos que fazem alusão ou trazem uma representação direta do negro, desenvolvemos as análises com base nos pressupostos teóricos da teoria literária e da literatura comparada. Nortearam, ainda, a pesquisa pressupostos de apoio teórico referentes à representação social e os estudos sobre a representação do personagem afro-brasileiro a partir da história cultural e da literatura brasileira, tendo por foco aqueles estudos que problematizam as relações entre literatura e sociedade, como também estudos específicos à literatura de cordel.
RESULTADOS:
A pesquisa identificou uma relação de dezenove autores cuja produção literária veiculava dados representativos do negro. Dentre quarenta e dois folhetos catalogados, os escritores com maior número de referências foram: José costa Leite, Francisco Sales Arêda, Joaquim batista de sena, Manoel Camilo dos Santos, Medeiros Braga e Leandro Gomes de Barros. Nessa produção, as alusões ao negro ocorrem com maior ou menor intensidade, isso devido às categorias dos cordéis. Nos textos que se estruturam sob a forma da peleja, por exemplo, tendem a ser muito mais recorrentes e explícitos os aspectos relativos ao negro, seus costumes, valores, traços físicos e comportamentais. No conjunto dos folhetos analisados, os dados são reveladores de que a literatura de cordel não deixa de pontuar o negro como motivo literário. Contudo é uma representação profundamente marcada por traços estereotipados e preconceituosos, de modo que quase sempre o negro é o vilão da história e tem como destino a morte ou a desmoralização. Mesmo assim, foi possível observar, ainda que em número reduzido, referências de uma consciência da diversidade étnico-racial afro-descendente no sentido de problematizar a condição histórica do negro no contexto brasileiro.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados obtidos, concluí-se que a produção literária de cordel de autoria paraibana que veiculam a representação do negro põe em foco uma concepção de identidade negativa, uma vez que traçam uma representação de sujeitos sem identidade própria, estereotipados e objetos de preconceitos. Tal concepção é reveladora de uma construção social presa a uma visão determinista de inferioridade. Mesmo assim, ainda que em número menor, é possível identificar cordéis que revelam e compreendem o negro enquanto sujeitos que resistiram a um sistema de exploração, tornando-se protagonistas de sua história. Visão esta contemporânea de um momento histórico que postula a necessidade de se rever conceitos estereotipados em função da compreensão e reconhecimentos da diversidade étnico-racial, com suas especificidades no processo de construção sociocultural.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Afro-descendente, Representação social, Cordelistas paraibanos.